Asteroide vai passar pela Terra esta semana; saiba se há algum perigo

Um asteroide recém-descoberto e classificado como ‘potencialmente perigoso’ pela NASA passará muito perto da Terra nesta semana.

Um asteroide recentemente descoberto classificado como ‘potencialmente perigoso’ pela NASA está prestes a passar muito perto da Terra. Fará isso a uma distância ainda mais próxima que a da Lua, algo muito incomum, de acordo com os cientistas. Graças à sua aproximação, os astrônomos poderão determinar sua medida exata, estimada entre 43 e 95 metros de diâmetro.

continua depois da publicidade

Batizado de 2023 DZ2, de acordo com a EarthSky, a rocha espacial faz parte da família de asteroides Apollo. A saber, trata-se de um grupo de asteroides cujas órbitas cruzam a órbita da Terra e são potencialmente perigosos para o nosso planeta.

Eles são chamados de “Apollo” em homenagem ao primeiro asteroide desse grupo descoberto em 1932, o 1862 Apollo. Já o 2023 DZ2 foi descoberto pela primeira vez em um observatório em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha, no final do mês passado.

Quando o asteroide passará perto da Terra?

2023 DZ2 é classificado como um NEO (Near Earth Object) e orbita o sol a cada 3,25 anos. A EarthSky sugere que o melhor momento para observar a passagem do asteroide pela Terra é no início da noite do próximo sábado, 25 de março. Ele estará a leste das constelações Órion, Cão Maior e Cão Menor.

continua depois da publicidade

A aproximação da rocha espacial perto da Terra nesta semana não tem chance de atingir a Terra, mas dará aos astrônomos e especialistas uma visão mais próxima do objeto para obter uma melhor compreensão dele e de sua órbita.

De fato, espera-se que a rocha espacial faça outra aproximação terrestre em 27 de março de 2026, de acordo com a NASA, e tem uma chance de 1 em 38 milhões de atingir nosso planeta.

Ele lidera a Lista de Risco da Agência Espacial Europeia (ESA) com 1 em 10 na escala de Torino – o que significa que não há motivo para preocupação pública neste momento. Outras observações poderiam reduzir o risco a zero.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, um asteroide (2023 BU) passou pela Terra a uma altura de 3.600 quilômetros, tornando-se um dos encontros mais próximos já registrados. E em fevereiro, um meteoro de 1 metro foi descoberto apenas algumas horas antes de entrar na atmosfera, iluminando o céu em partes da França e da Europa Ocidental.

Qual o plano da NASA para impedir a colisão de asteroides com o nosso planeta?

A NASA tem vários planos para evitar que asteroides colidam com a Terra, e uma das missões é a chamada Double Asteroid Redirection Test (DART). A missão DART foi projetada para testar um método de desviar um asteroide colidindo uma espaçonave contra ele em alta velocidade. Desse modo, em setembro de 2022, a NASA enviou um foguete ao espaço com a missão de colidir com um asteroide.

continua depois da publicidade

Ele foi enviado para atingir uma pequena lua, Dimorphos, e seu asteroide, Didymos, em um teste para ver se a tecnologia funciona – caso precisemos usá-la para proteger a Terra algum dia. Inclusive, DART foi a primeira espaçonave dedicada a tentar mudar a direção de uma rocha espacial.

A espaçonave de 570 kg se moveu por 90 mil km no espaço, impactando o asteroide a cerca de 22,5 mil km/h. De acordo com a NASA, quando o DART o colidiu, ele explodiu mais de 1.000 toneladas de rocha e poeira no espaço.

Assim, a missão DART é um esforço colaborativo entre a NASA e várias outras agências espaciais internacionais. Além de testar o método de deflexão, a missão também fornece informações valiosas sobre a estrutura e composição dos asteroides.

A agência espacial norte-americana também rastreia objetos próximos à Terra e desenvolve planos para possíveis cenários de impacto, incluindo opções de desvio ou destruição, se necessário.

Leia também

você pode gostar também

Comissão da Câmara aprova novo piso salarial para ESTA carreira

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados foi aprovado recentemente pela comissão especial permanente. A iniciativa prevê um novo piso salarial para uma das categorias profissionais brasileiras.

Restituição do IRPF 2023: saiba como consultar o status pela internet

A restituição do IRPF 2023 já começou a ser liberada. Confira o calendário oficial e como consultar o status pela internet.

Bancos vão abrir no dia de Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira, 8 de junho, afeta o funcionamento dos bancos e das agências do INSS. Veja os horários a seguir.

Salário mínimo 2023: como ficou o salário em cada estado?

Alguns estados adotam o salário mínimo regional, com valores próprios estipulados para categorias de trabalhadores. Confira como ficou o salário em cada um desses estados.

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.