Se você tem o hábito de pagar suas compras pela Internet, saiba que há uma novidade. É que o Banco Central liberou recentemente uma nova ferramenta para realizar pagamentos. Com a iniciativa, a partir do mês que vem, os brasileiros vão poder fazer suas transações de compras diretamente no WhatsApp, usando seus cartões de crédito, débito e pré-pago.
A liberação da nova ferramenta somente aconteceu após o BC cessar completamente as medidas coercitivas aplicadas, em 2021, à Mastercard e à Visa, que suspendiam a realização de pagamentos pelo mensageiro, a partir do Programa Facebook Pay. Por conta dessas medidas, somente era permitido os usuários do aplicativo fazerem transferências de recursos entre pessoas físicas.
A nova fermenta somente estará em funcionamento no mês que vem, porque o órgão estipulou um prazo de 30 dias para que os participantes do arranjo de pagamento (plataformas de pagamento e fabricantes de máquinas de cartão) sejam comunicados acerca da liberação.
A princípio, as bandeiras Mastercard e Visa foram as primeiras anunciadas no pagamento de compras no WhatsApp, motivo pelo qual, elas já estarão disponíveis ao fim do prazo de 30 dias imposto pelo Banco Central.
Porém, o órgão afirmou que novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) que estejam interessadas em fazer parte do Facebook Pay vão poderão aderir à nova ferramenta.
O que muda com liberação da nova ferramenta?
Com a liberação da nova ferramenta, os comerciantes vão poder iniciar e concluir uma compra pelo WhatsApp, sem precisarem realizar o pagamento via Pix ou por meio de cartão no ato do recebimento do produto. Já os consumidores, vão contar com a facilidade de não precisarem mais utilizar o aplicativo do banco em conjunto com o mensageiro para pagar suas compras.
Como funciona o pagamento através do WhatsApp?
Para fazer um pagamento através do WhatsApp, o usuário precisa se cadastrar o seu cartão na função Meta Pay. São aceitos cartões de crédito, débito e pré-pago.
Para habilitar o mensageiro para fazer o procedimento, o usuário deve clicar na opção “Pagamento”. Ao fazer isso, o aplicativo irá solicitar um valor e redirecionar para a criação de uma conta. Após, será preciso aceitar os termos de uso do WhatsApp e criar uma senha numérica de seis dígitos.
Em seguida, o usuário deverá preencher os campos com seu nome, CPF e os dados do cartão. Ao informar esses dados, o banco enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo da instituição financeira para finalizar o cadastro.
A cada realização de pagamento, o usuário deverá, antes, informar sua senha ou usar o reconhecimento biométrico do celular. O WhatsApp garante que são as informações do cartão são encriptadas.
Para receber os pagamentos feitos pelos seus clientes, os comerciantes deverão também habilitar o WhatsApp para tal recurso.
WhatsApp Beta conta com novos emojis
O WhatsApp Beta versão 2.23.5.13 agora conta com 21 novos emojis, todos eles do Unicode 15. Entre as novas figurinhas estão novas cores para corações, mãos, animais e símbolos.
No entanto, até o momento, não se sabe quando os novos emojis serão disponibilizados para todos os usuários do mensageiro.