Novo RG: versão digital já pode ser acessada; saiba como obter o documento

Veja como obter a versão digital da Carteira Nacional de Identidade (CIN) e confira os benefícios que o novo documento oferece.

O novo RG (Registro Geral) já está disponível para emissão em diversos estados do Brasil, e a versão digital também já pode ser acessada. Chamada de Carteira Nacional de Identidade (CIN), o documento foi projetado para simplificar o dia a dia do cidadão e facilitar o processo de identificação, substituindo o RG pelo número do CPF.

Além disso, a CIN é a primeira a estabelecer um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, com o objetivo de coibir fraudes de identificação no Brasil. Apresenta ainda novos elementos de segurança, como um código QR seguro e uma zona de leitura automatizada, facilitando e segura a fiscalização por parte das Forças de Segurança Pública e de todos os serviços públicos e privados. Veja como solicitar o documento a seguir.

Benefícios da Carteira Nacional de Identificação

O novo RG apresenta muitas vantagens. Um dos principais benefícios é a unificação dos dados, simplificando a documentação tanto para os cidadãos quanto para o governo. No sistema atual, o cidadão pode ter vários números de RG, conforme muda de estado, além de um número de CPF. No entanto, com a CIN, os cidadãos passam a ter um único número de identificação. Isso garante maior segurança para o governo e facilita a identificação.

Outra vantagem é a praticidade. A nova carteira de identidade pode estar no celular do cidadão, assim como a CNH. Cada cidadão receberá uma carteira de identidade física em papel ou policarbonato (opcional), e também terá uma carteira digital disponível no aplicativo Gov.Br.

A CIN também oferece ainda mais segurança, incluindo um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi perdido ou roubado através de qualquer smartphone.

Por fim, o novo modelo inclui um código padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes, o que o torna também um documento de viagem. Essa novidade amplia a utilidade da CIN além das fronteiras do Brasil.

Governo amplia prazo para estados emitirem o novo RG

Pelo menos 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir o novo RG, entre eles Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Vale lembrar que o período de emissão do novo RG digital foi prorrogado até o dia 6 de novembro para permitir que os institutos estaduais de identificação se adaptem ao novo modelo.

Além disso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está dando suporte técnico aos estados para a implantação do serviço. Mais de 200 mil carteiras de identidade físicas foram emitidas, enquanto mais de 175 mil RGs digitais foram registrados até agora.

Como acessar a versão digital do novo RG?

O acesso à versão digital do RG está disponível por meio do aplicativo do Governo Federal. No entanto, é fundamental que a versão impressa seja emitida. Isso significa que, apesar da modernização, a digitalização do novo RG não indica que o documento físico será substituído ou descartado.

Dessa forma, para obter a CIN basta comparecer à Secretaria de Segurança Pública ou instituição responsável da cidade ou estado onde mora, portando a certidão de nascimento ou casamento, o “antigo RG” e o CPF regularizado (sem isso, não é possível solicitar o documento).

Depois da visita presencial, a versão digital da CIN poderá ser acessada pela plataforma Gov.br e verificada por meio da leitura do QR Code. O documento também está hospedado no aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade).

Leia também

você pode gostar também

Seu vale-alimentação não dura o mês inteiro? Entenda o que está acontecendo

Levantamento apontou que o saldo do vale-alimentação dura menos do que o mês inteiro, mesmo com empresas aumentando o valor do benefício; confira.

Concurso IBAMA pode ter novo edital em 2023; veja a previsão

Concurso IBAMA é uma possibilidade para o ano de 2023, segundo presidente do instituto. Certame anterior ocorreu em 2021.

Próximo feriado nacional é em duas semanas; veja qual é a data comemorativa

Pelo calendário oficial, a maioria dos feriados cai em datas que permitem ao trabalhador a possibilidade de emendar e garantir maior tempo de descanso.

INMET: alerta de chuvas intensas em mais de 1,1 mil municípios

O Inmet publicou recentemente um novo alerta de chuvas intensas para mais de 1,1 mil municípios. Confira as áreas afetadas e as precauções que devem ser tomadas.

CNH: motoristas podem conseguir até 40% de desconto em multas

Motoristas com multas na CNH podem conseguir desconto no pagamento de infrações de trânsito, desde que respeitados alguns critérios definidos pelo governo.

Nova inteligência artificial da Microsoft promete ajudar no trabalho

A nova IA da Microsoft é uma ferramenta projetada para ajudar as empresas a superar desafios e transformar a forma como o trabalho é feito.