Novo RG: versão digital já pode ser acessada; saiba como obter o documento

Veja como obter a versão digital da Carteira Nacional de Identidade (CIN) e confira os benefícios que o novo documento oferece.

O novo RG (Registro Geral) já está disponível para emissão em diversos estados do Brasil, e a versão digital também já pode ser acessada. Chamada de Carteira Nacional de Identidade (CIN), o documento foi projetado para simplificar o dia a dia do cidadão e facilitar o processo de identificação, substituindo o RG pelo número do CPF.

continua depois da publicidade

Além disso, a CIN é a primeira a estabelecer um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, com o objetivo de coibir fraudes de identificação no Brasil. Apresenta ainda novos elementos de segurança, como um código QR seguro e uma zona de leitura automatizada, facilitando e segura a fiscalização por parte das Forças de Segurança Pública e de todos os serviços públicos e privados. Veja como solicitar o documento a seguir.

Benefícios da Carteira Nacional de Identificação

O novo RG apresenta muitas vantagens. Um dos principais benefícios é a unificação dos dados, simplificando a documentação tanto para os cidadãos quanto para o governo. No sistema atual, o cidadão pode ter vários números de RG, conforme muda de estado, além de um número de CPF. No entanto, com a CIN, os cidadãos passam a ter um único número de identificação. Isso garante maior segurança para o governo e facilita a identificação.

Leia também

Outra vantagem é a praticidade. A nova carteira de identidade pode estar no celular do cidadão, assim como a CNH. Cada cidadão receberá uma carteira de identidade física em papel ou policarbonato (opcional), e também terá uma carteira digital disponível no aplicativo Gov.Br.

continua depois da publicidade

A CIN também oferece ainda mais segurança, incluindo um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi perdido ou roubado através de qualquer smartphone.

Por fim, o novo modelo inclui um código padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes, o que o torna também um documento de viagem. Essa novidade amplia a utilidade da CIN além das fronteiras do Brasil.

Governo amplia prazo para estados emitirem o novo RG

Pelo menos 11 estados brasileiros já estão aptos a emitir o novo RG, entre eles Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o período de emissão do novo RG digital foi prorrogado até o dia 6 de novembro para permitir que os institutos estaduais de identificação se adaptem ao novo modelo.

Além disso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está dando suporte técnico aos estados para a implantação do serviço. Mais de 200 mil carteiras de identidade físicas foram emitidas, enquanto mais de 175 mil RGs digitais foram registrados até agora.

continua depois da publicidade

Como acessar a versão digital do novo RG?

O acesso à versão digital do RG está disponível por meio do aplicativo do Governo Federal. No entanto, é fundamental que a versão impressa seja emitida. Isso significa que, apesar da modernização, a digitalização do novo RG não indica que o documento físico será substituído ou descartado.

Dessa forma, para obter a CIN basta comparecer à Secretaria de Segurança Pública ou instituição responsável da cidade ou estado onde mora, portando a certidão de nascimento ou casamento, o “antigo RG” e o CPF regularizado (sem isso, não é possível solicitar o documento).

Depois da visita presencial, a versão digital da CIN poderá ser acessada pela plataforma Gov.br e verificada por meio da leitura do QR Code. O documento também está hospedado no aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade