O ChatGPT da OpenAI surpreendeu o mundo no final de 2022, forçando gigantes da tecnologia como Google e Microsoft a responder. Embora a Microsoft pudesse incorporar rapidamente a ferramenta ao Bing, após seu enorme investimento no OpenAI, o Google teve que lançar rapidamente seus produtos de IA generativos desenvolvidos internamente para provar ao mundo que o ChatGPT não destruiria seus negócios de pesquisa.
Com efeito, a introdução do Bard pelo Google derrubou as ações da empresa provando que os chatbots não são confiáveis, mas a empresa não está parando por aí, pois acaba de anunciar novos recursos com tecnologia similar ao ChatGPT para seus produtos, como Docs, Gmail e outros.
Quais são os recursos estilo ChatGPT a serem implementados pelo Google?
Os novos recursos devem melhorar a produtividade, permitindo que os usuários forneçam comandos de bot de IA do Google relacionados à criação de conteúdo. Depois que a IA gerar uma resposta, você poderá editar os rascunhos e ajustar o resultado final.
Infelizmente, essas aprimorações no Gmail e Google Docs, ao estilo ChatGPT, não estão sendo lançados para todos os usuários simultaneamente. Apenas um conjunto limitado de “testadores confiáveis” obterá os novos recursos de IA. Assim, a atualização será disponibilizada para usuários dos EUA e com suporte em inglês. O Google fará uma iteração a partir daí para levar esses recursos a mais usuários.
O empresa explicou em comunicado que cerca de 3 bilhões de pessoas já se beneficiam dos recursos de IA no Google Workspace, como Smart Compose no Gmail e resumos gerados automaticamente no Google Docs.
Mas agora ela está anunciando recursos mais avançados, o suporte de IA generativa semelhante ao ChatGPT. Os bots de IA serão incorporados ao Gmail e ao Google Docs, contudo, o Google ainda não tem um nome para eles.
O que a IA do Google poderá fazer?
Textos e cartas
As novas ferramentas de IA do Gmail e do Docs poderão criar textos, como um e-mail, que o usuário poderá editar e finalizar antes de enviar. O usuário só precisa descrever brevemente sobre o que o e-mail deve ser. Você também pode escolher o tom que o texto gerado deve ter. Por exemplo, pode ser formal, informal, profissional e amigável.
Criação de imagens, vídeos e áudio
Nas apresentações feitas com Slides, os usuários poderão criar imagens, vídeos e arquivos de som, o que agilizará o processo de criação de apresentações e tornará seu design mais diversificado e interessante.
Criação de fórmulas, análise de dados
Graças a essas novas ferramentas de IA no Planilhas, será possível criar fórmulas, ter acesso à análise de dados e visualizá-los.
Criação de fundos para chamadas online
No Meets, os usuários poderão criar planos de fundo exclusivos para atendimentos online. Também será possível destacar as informações mais importantes das chamadas.
As novas ferramentas ajudarão a agilizar significativamente muitos processos no ambiente corporativo, já que parte das tarefas habituais serão realizadas pela IA. No entanto, os desenvolvedores lembram que os chatbots ainda estão longe de serem perfeitos, pois podem dar respostas erradas, portanto, qualquer conteúdo criado deve ser sempre verificado.