Consignado do INSS tem juros reduzidos para 1,7% ao mês

Governo anunciou redução na taxa de juros do crédito consignado, que passa de 2,14% ao mês para 1,70%. A tarifa do cartão de crédito consignado também foi diminuída.

Excelente novidade para quem está precisando de um dinheiro extra: foi anunciada a redução nos juros do consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que agora passou a ser de 1,7% ao mês. A aprovação ocorreu nessa segunda-feira (13), pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

continua depois da publicidade

A atualização do percentual representa uma queda de 0,44% em comparação com a linha de crédito original. Agora, os aposentados e pensionistas da Previdência Social poderão pegar empréstimo para quitar suas dívidas ou arcar com outras demandas.

Consignado do INSS tem redução na taxa de juros

A taxa de juros para aposentados e pensionistas, por meio do consignado INSS, era de 2,14% ao mês, desde o ano passado. Com a redução de 0,44 ponto percentual, aqueles que optarem por essa operação pagarão uma taxa máxima de 1,7% ao mês, bem inferior a outras linhas de crédito.

Leia também

Como forma de comparativo, um empréstimo pessoal em um banco tradicional é de cerca de 4% ao mês, enquanto que a taxa do cheque especial por exemplo, pode chegar a 8% ao mês. Já a taxa de juros do rotativo de um cartão de crédito convencional pode chegar a incríveis 34% a mês.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar ainda que a taxa para o cartão de crédito consignado do INSS também foi reduzida, passando para 2,62% ao mês (antes era de 3,06% ao mês). Isso vale para os novos contratos, uma vez que aqueles empréstimos já cedidos permanecem com a mesma taxa que foram contratados.

Ao solicitar o empréstimo, os segurados da Previdência colocam o seu benefício mensal como "garantia", tendo as parcelas descontadas diretamente dele. Quem é aposentado ou pensionista pode comprometer até 45% de sua renda previdenciária com créditos consignados.

continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Previdência Social, a redução na taxa de juros do consignado do INSS poderá beneficiar até 1,8 milhão de beneficiários. A nova tarifa entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União uma instrução normativa. A previsão do Ministério da Previdência é que isso ocorra na quarta-feira (15).

Taxas abusivas

A média de renda dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado é de cerca de R$ 1,7 mil, segundo o presidente do INSS, Glauco Wamburg.

Para o atual Ministro da Previdência, Carlos Lupi, as atuais taxas cobradas são abusivas e punem aquelas pessoas que vivem em situação vulnerável. Em uma rede social, o Ministro declarou:

continua depois da publicidade

"Baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!"

Em uma próxima reunião com o CNPS, Lupi pretende discutir o percentual de margem de desconto dos beneficiários do INSS.

Como solicitar o crédito consignado do INSS?

Consignado INSS, crédito consignado INSS, empréstimo INSS.

Confira como solicitar o crédito consignado do INSS. Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Empréstimo consignado é aquele em que o beneficiário recebe um desconto diretamente em seu pagamento, não tendo a possibilidade de ficar sem pagar a mensalidade devida.

Se você se interessou e quer solicitar o empréstimo, pode fazer pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Basta fazer o login na conta e selecionar a opção “novo pedido”.

Depois disso, será necessário inserir o serviço desejado e marcar o nome do serviço ou benefício. Na sequência de telas, você deverá ler e concordar com o contrato.

Ao finalizar o pedido, o INSS tem até 30 dias para aprovar seu empréstimo consignado. No menu "consultar pedidos", você poderá acompanhar o andamento da sua solicitação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade