O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) liberou recentemente novos alertas para chuvas intensas em cerca de 555 cidades e uma onda de calor em mais 200 delas. Nesse sentido, é importante que a população das regiões afetadas tome cuidado com as previsões, visto que os avisos possuem grau de severidade “Perigo”.
Enquanto as passadas devem afetar regiões como o litoral nordestino e o norte, em estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá, a onda de calor está concentrada no Rio Grande do Sul. As chuvas intensas já atingem as áreas informadas há semanas, e para evitar acidentes, os cidadãos devem tomar as devidas precauções em ambos os casos.
Chuvas intensas em 217 municípios do centro-oeste e norte
O primeiro alerta do dia, referente às chuvas intensas, foi publicado às 9h49, e é provável que as passadas só terminem a partir de amanhã (11/03), às 10h. Com base nos dados publicados pelo Inmet, a previsão vem acompanhada de índices pluviométricos entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Junto disso, as chuvas também trazem alguns riscos, como de descargas elétricas, cortes de energia elétrica, alagamentos e queda de galhos de árvores, especialmente nas regiões informadas a seguir:
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Centro Amazonense;
- Sudoeste Amazonense;
- Sul Amazonense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Norte Amazonense;
- Madeira-Guaporé;
- Vale do Juruá.
De forma que os cidadãos possam se manter informados, o Inmet também disponibiliza uma lista completa de municípios afetados pelas chuvas, que pode ser conferida através do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Chuvas intensas em 338 cidades do norte e nordeste
O segundo alerta referente às chuvas intensas do dia foi publicado às 10h01, e assim como o primeiro, as passadas só devem terminar a partir de amanhã (11/03), às 10h. Afetando uma região de grande incidência nas últimas semanas, as chuvas possuem os mesmos índices pluviométricos analisados no primeiro alerta, com volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.
Nesse caso, os riscos de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e cortes de energia elétrica devem ser do conhecimento da população das regiões a seguir:
- Nordeste Paraense;
- Noroeste Cearense;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Norte Maranhense;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Norte Piauiense;
- Norte do Amapá;
- Norte Cearense;
- Metropolitana de Belém;
- Centro Maranhense;
- Norte Piauiense;
- Sul do Amapá;
- Sudeste Paraense.
Como de praxe, a lista completa de municípios afetados pelas chuvas pode ser conferida através do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Onda de calor em 200 municípios no sul
O último alerta publicado pela manhã, por sua vez, se refere a uma onda de calor que atinge o estado do Rio Grande do Sul. Iniciado ontem (09/03), às 10h30, o fenômeno só deve terminar a partir da próxima segunda-feira (13/03), às 19h. De acordo com o Inmet, existem riscos à saúde ocasionados pela temperatura 5ºC acima da média, por um período de 3 até 5 dias. As áreas afetadas são as seguintes:
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Noroeste Rio-grandense;
- Sudoeste Rio-grandense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Sudeste Rio-grandense;
- Oeste Catarinense.
Para maiores informações de como lidar com a onda de calor, o instituto instrui que a população contate a Defesa Civil, no telefone 199. Uma lista completa dos municípios atingidos também está disponível no Alert-AS.