Governo vai capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade a empreender

O programa Mulher Cidadã, que tem a meta de incentivar o empreendedorismo feminino, é uma iniciativa do Ministério da Fazenda. Saiba mais sobre ele a seguir.

O Ministério da Fazenda criou o Programa Mulher Cidadã com o objetivo de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social para que se tornem empreendedoras. A iniciativa visa oferecer educação e apoio financeiro às mulheres, além de incentivá-las a regularizar sua situação fiscal, de forma a promover sua autonomia e independência.

As diretrizes para o funcionamento do projeto foram estabelecidas em portaria publicada na segunda-feira, 27 de fevereiro. O propósito do Mulher Cidadã é identificar mulheres interessadas em empreender e que atendam ao critério de vulnerabilidade.

Por meio da realização de ações de cidadania fiscal, o programa dará acompanhamento e apoio a essas mulheres para promover um caminho de conhecimento, além de condições efetivas para a transformação social.

Objetivos do programa Mulher Cidadã

  • Fornecer instrução e orientação para que mulheres em situação de risco e vulnerabilidade possam empreender;
  • Auxiliar mulheres para que adquiram autonomia financeira e obtenção de renda, em benefício de suas famílias e comunidades;
  • Apresentar as vantagens provenientes da formalização empresarial, notadamente em relação à segurança social;
  • Garantir a educação fiscal e seus aspectos básicos, a compreensão da função socioeconômica dos tributos, o incentivo ao controle cidadão dos gastos públicos, a solidariedade;
  • Fornecer a educação financeira, securitária e previdenciária;
  • Auxiliar a regularização fiscal;
  • Aproximar profissionais e estudantes das áreas fiscal, jurídica e financeira da realidade de mulheres nas condições especificadas anteriormente, favorecendo trocas educativas;
  • Apoiar projetos sociais que possuam objetivos voltados à atenção e à redução das situações de risco e de vulnerabilidade social vivenciadas pelas mulheres;
  • Identificar mulheres que desejam empreender, proporcionando-lhes acompanhamento e apoio, mediante a realização de ações de cidadania fiscal, visando alicerçar um empreendimento seguro.

Programa terá assistência, fiscal e jurídica

O Programa Mulher Cidadã será executado pelos Núcleos de Apoio Contábil, Jurídico e Fiscal (NAF), em parceria com instituições de ensino. A Receita Federal também fará doações de bens apreendidos para organizações da sociedade civil que atuam na ressocialização de mulheres presas.

Conforme a portaria, “as doações serão incentivadas e divulgadas como forma de conscientização social no combate ao contrabando, descaminho e pirataria, transformando o produto do crime em ação social que beneficie pessoas em situação de vulnerabilidade.” O programa também visa ações sociais para incentivar políticas públicas que considerem o desenvolvimento sustentável.

Parcerias e lançamento

O Ministério da Fazenda firmou parcerias com diversas entidades para apoiar o programa “Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal para as mulheres”. O projeto envolve a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Secretaria de Política Econômica (SPE) e instituições de ensino.

Essas organizações trabalharão em conjunto para prestar assistência financeira, fiscal e jurídica a mulheres em situação de risco social, microempresárias e produtoras rurais.

A Comissão de Gestão irá coordenar a iniciativa e supervisionar a implementação e desenvolvimento de vários projetos. A primeira reunião do fórum acontecerá em março para traçar as ações do programa e analisar possibilidades de metodologias de capacitação.

Na próxima reunião, será definido o cronograma de implantação do projeto, para que o mesmo beneficie mulheres de todo o país. O lançamento oficial do programa acontecerá no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Leia também

você pode gostar também

Salário mínimo subiu para R$ 1,7 mil NESTE estado; entenda o reajuste

O reajuste do salário mínimo em um estado brasileiro específico faz parte de uma política regional que permite com que os governos estaduais realizem atualizações próprias na remuneração mensal. Porém, as quantias estabelecidas seguem o…

Novo RG: quem precisa emitir? Veja prazo

O novo RG, ou carteira de identidade nacional (CIN), é um documento moderno de identificação, cujo objetivo é fornecer mais segurança e praticidade aos brasileiros.

CNH: estas 5 leis de trânsito estão valendo e motorista precisa ficar atento

Resolução estabeleceu 5 leis de trânsito que começaram a ser válidas a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Sendo assim, os motoristas precisam ficar atentos às novas regras para não arriscarem cometer infrações.

Previsão de chuvas intensas em 548 cidades, alerta o Inmet

Mais 548 cidades devem sofrer a ação das chuvas intensas nessa segunda-feira (27/03). Saiba mais sobre a previsão e quais são as recomendações do Inmet.

Suspensão da CNH por dívidas não se aplica a ESTE grupo, diz projeto

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inclui um grupo como exceção. Porém, a medida depende da aprovação em outras instâncias legislativas.

Cartão de crédito Caixa Tem não cobra anuidade; veja como solicitar

Além de não ter cobrança de anuidade e diversos outros benefícios, o produto financeiro pode ser solicitado de forma online, via aplicativo; veja como solicitar.