Mutirão de renegociação de dívidas com bancos acontece em março

Neste mês, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com outras instituições, organizou um mutirão de renegociação de dívidas com bancos. O objetivo é reduzir a inadimplência no país e incentivar o reequilíbrio financeiro da população.

Os consumidores que possuem dívidas com bancos e pendências financeiras poderão participar do mutirão de renegociação durante o mês de março. Basicamente, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira está atendendo aos cidadãos de maneira remota até o dia 31 de março.

continua depois da publicidade

O evento está sendo organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e unidades estaduais do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). A expectativa é superar o marco de 2,3 milhões de contratos renegociados no último ano. Saiba mais a seguir:

Como funciona o mutirão de renegociação de dívidas?

Em primeiro lugar, poderão ser negociadas as dívidas referentes ao cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado. Porém, as demais modalidades de crédito que estejam em atraso com instituições financeiras ou bancos também serão contempladas.

Leia também

Neste caso, a única exceção são as dívidas cujos acordos envolvam a cessão de bens como garantia, como o caso de veículos ou imóveis. A renegociação acontece por meio da plataforma Registrato do Banco Central, por onde os consumidores poderão consultar gratuitamente as dívidas ativas em seus nomes, incluindo empréstimos e financiamentos.

continua depois da publicidade

Logo em seguida, pode-se utilizar as planilhas gratuitas oferecidas pelo portal Meu Bolso em Dia para calcular os valores que podem ser utilizados na quitação das dívidas. Neste caso, essas ferramentas possuem fórmulas de cálculo programadas para auxiliar nessa operação, a fim de gerar mais autonomia na consulta de cada cidadão.

No momento de negociar a dívida com a instituição credora, o consumidor precisa informar qual dívida pretende quitar e consultar as condições oferecidas dentro do mutirão da Febraban. Em alguns casos, é possível acessar diferentes possibilidades e escolher a que mais se adéqua à sua realidade.

continua depois da publicidade

Posteriormente, é assinado um acordo de negociação com especificações sobre o débito, quantidade de parcelas, formas de pagamento e novos prazos. No geral, podem participar do mutirão as pessoas físicas que possuam dívidas em atraso não atreladas a bens utilizados como garantia.

Como renegociar minhas dívidas?

Para renegociar a dívida pode-se acessar diretamente o site do banco ou da instituição financeira na posição de credora por meio dos canais oficiais de cada empresa. Além disso, o Governo Federal oferece esse serviço por meio do Portal do Consumidor para aqueles que possuem conta prata ou ouro.

No YouTube, o canal Meu Bolso em Dia, da Febraban, disponibiliza um tutorial específico para quem quer negociar as dívidas no Mutirão da Negociação e Orientação Financeira. Portanto, siga os passos:

continua depois da publicidade

YouTube video

  1. Acessar o site consumidor.gov.br;
  2. Digite o nome da empresa e verifique se ela está gravada;
  3. Clique no botão "Registrar reclamação" e responda as perguntas sobre como comprou o produto ou como contratou o serviço;
  4. Selecione a área de "Serviços Financeiros" da empresa;
  5. Selecione o assunto relacionado à sua dívida;
  6. No campo "Problema" selecione "Renegociação/Parcelamento de Dívidas";
  7. Logo abaixo, digite o valor a ser renegociado;
  8. Descreve a sua reclamação;
  9. Descreva o seu pedido à empresa;
  10. Adicione documentos em anexo, se achar necessário;
  11. Clique em "Avançar".

Caso não possua o cadastro, crie uma conta após realizar os últimos procedimentos. Comumente, são requisitadas as informações pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo e um login com senha. Por fim, confirme o preenchimento da reclamação e aguarde o retorno da instituição sobre a sua solicitação.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade