CNH: projeto prevê redução da idade mínima para dirigir

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe uma redução na idade mínima para dirigir através de uma modificação no Código de Trânsito Brasileiro. Porém, existem procedimentos a serem atendidos para que a medida seja publicada com força de lei.

O Projeto de Lei número 314 está em tramitação na Câmara dos Deputados desde fevereiro deste ano. Com autoria do deputado Roberto Duarte (Republicanos/AC), pretende modificar o Código de Trânsito Brasileiro para reduzir a idade mínima para dirigir, facilitando a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

continua depois da publicidade

Entretanto, as medidas legislativas possuem uma tramitação específica prevista na legislação brasileira. Desse modo, o texto deve passar por uma série de etapas, incluindo a revisão no Senado Federal, antes de ser avaliada pelo Presidente da República para uma possível publicação. Saiba mais a seguir:

Como funciona o projeto?

De acordo com o inteiro teor, a proposta pretende alterar a lei número 9.503, de 23 de setembro de 1997, responsável pela instituição do Código de Trânsito Brasileiro no país. Mais especificamente, a redação do artigo 140 passa a constar no quarto elemento que os brasileiros maiores de 18 anos podem dirigir.

Leia também

Porém, as outras alterações incluem modificar o artigo 148, que discorre sobre a validade da Permissão para Dirigir aos candidatos aprovados nas etapas teóricas e práticas. Portanto, os cidadãos maiores de 18 anos continuam com acesso regular, de até 1 ano, enquanto quem possui entre 16 e 17 anos poderá ter o documento por 2 anos.

continua depois da publicidade

Apesar disso, a entrega da Carteira Nacional de Habilitação continua sendo prevista para os condutores que não tiveram nenhuma infração cometida durante o período de acesso à Permissão para Dirigir. Mais ainda, os adolescentes que portarem esse tipo de habilitação serão enquadrados nas regras do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na justificação, o autor do projeto defende que a medida deve ser aprovada porque, aos 16 anos, os jovens brasileiros são considerados aptos a votar e participar da vida política nacional. Sendo assim, devem ser considerados aptos para conduzir carros ou motocicletas.

continua depois da publicidade

Ademais, considera que os jovens que não "demonstrarem bom comportamento no trânsito" deverão aguardar a maioridade para voltar a dirigir. Desse modo, será possível evitar o aumento da violência no trânsito, penalizando-os de acordo com a caracterização de ato infracional previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em qual etapa está o projeto?

Com apresentação no dia 7 de fevereiro de 2023 na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o texto original está aguardando despacho do Presidente da casa para que as comissões permanentes iniciem as suas análises. No geral, cada comissão avalia a proposta dentro de diferentes vieses.

A Comissão de Contituição e Justiça, por exemplo, é responsável por analisar se a proposta segue os parâmetros da Constituição Federal e se está de acordo com os livros judiciários vigentes no país. Comumente, são designadas as unidades que referem-se ao campo da proposta, como o trânsito e a juventude, nesse caso.

continua depois da publicidade

Logo em seguida, o Projeto de Lei segue para o Senado Federal, casa revisora de todas as tramitações iniciadas na Câmara dos Deputados. Somente após o parecer dos relatores responsáveis será possível encaminhar a iniciativa para avaliação do Presidente da República.

Contudo, diversas ementas e alterações podem ser realizadas nesse processo. Por fim, cabe ao presidente realizar a sanção ou veto, seja ele parcial ou integral. Caso seja aprovada, a medida é publicada com força de lei no Diário Oficial da União.

Porém, as instituições recebem um período para adaptar-se às alterações e colocá-las em vigor. Em específico, os Departamentos de Trânsito de cada estado e os Centros de Formação de Condutores precisarão modificar os seus procedimentos se a medida se tornar lei no Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade