Piso salarial da Enfermagem deve ser definido ainda em 2023

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na última semana, que o governo pretende 'resolver o problema' da categoria.

Em resposta aos recentes protestos de profissionais de enfermagem, em todo o Brasil, exigindo o cumprimento do piso da categoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo irá cumprir as exigências para pagar o salário acordado.

continua depois da publicidade

Apesar de já ter sido aprovado pelo Congresso Nacional, o piso da enfermagem foi suspenso por decisão judicial decorrente de ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) por entidades privadas de saúde.

A principal reclamação das entidades que moveram a ação é a falta de recursos para garantir o pagamento do piso, de R$4.750,00 para enfermeiros, 70% do valor para técnicos e 50% para auxiliares de enfermagem. O valor foi considerado insustentável pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços.

Debate acalorado

Leia também

O piso salarial da enfermagem tem sido um tema de debate acalorado, com muitos profissionais da área pressionando por sua implementação. Em Brasília, onde diversos protestos aconteceram em relação à suspensão do STF, a atual deputada distrital e ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarílio (PSB), destacou o papel fundamental que os profissionais de enfermagem têm desempenhado durante a pandemia.

continua depois da publicidade

“A enfermagem é o pilar do Sistema Único de Saúde. Se não fosse a enfermagem brasileira, nós teríamos muito mais do que 700 mil pessoas mortas pela Covid-19. Foi a enfermagem que mais morreu no mundo”, relembrou.

Declaração do presidente sobre o tema

Enquanto participava do evento de relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia, no último dia 14, o presidente Lula aproveitou para falar sobre o tema.

Ele garantiu que o governo resolverá o problema do piso da enfermagem, afirmando que está trabalhando para harmonizar o salário desses profissionais com a questão dos municípios pequenos e das santas casas.

continua depois da publicidade

De acordo com o STF, para revogar a suspensão o governo precisa apresentar um plano que defina a origem dos custos para garantir que o piso salarial possa ser posto em prática não só na União, mas também na iniciativa privada e nas redes de saúde municipais e estaduais.

Governo forma grupo para destravar o piso

Diante disso, o governo formou um grupo com membros da Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU) para tentar avançar na redação final de uma Medida Provisória (MP) que definirá como será a operacionalização e distribuição do dinheiro destinado ao pagamento dos profissionais da enfermagem.

A expectativa é que a MP seja aprovada pelo parlamento em até 120 dias. O grupo está trabalhando até março para definir o texto. Se o impasse permanecer até lá, a previsão entre os enfermeiros é de realizar uma paralisação nacional.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade