Piso salarial da Enfermagem deve ser definido ainda em 2023

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou na última semana, que o governo pretende ‘resolver o problema’ da categoria.

Em resposta aos recentes protestos de profissionais de enfermagem, em todo o Brasil, exigindo o cumprimento do piso da categoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo irá cumprir as exigências para pagar o salário acordado.

Apesar de já ter sido aprovado pelo Congresso Nacional, o piso da enfermagem foi suspenso por decisão judicial decorrente de ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF) por entidades privadas de saúde.

A principal reclamação das entidades que moveram a ação é a falta de recursos para garantir o pagamento do piso, de R$4.750,00 para enfermeiros, 70% do valor para técnicos e 50% para auxiliares de enfermagem. O valor foi considerado insustentável pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços.

Debate acalorado

O piso salarial da enfermagem tem sido um tema de debate acalorado, com muitos profissionais da área pressionando por sua implementação. Em Brasília, onde diversos protestos aconteceram em relação à suspensão do STF, a atual deputada distrital e ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dayse Amarílio (PSB), destacou o papel fundamental que os profissionais de enfermagem têm desempenhado durante a pandemia.

“A enfermagem é o pilar do Sistema Único de Saúde. Se não fosse a enfermagem brasileira, nós teríamos muito mais do que 700 mil pessoas mortas pela Covid-19. Foi a enfermagem que mais morreu no mundo”, relembrou.

Declaração do presidente sobre o tema

Enquanto participava do evento de relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia, no último dia 14, o presidente Lula aproveitou para falar sobre o tema.

Ele garantiu que o governo resolverá o problema do piso da enfermagem, afirmando que está trabalhando para harmonizar o salário desses profissionais com a questão dos municípios pequenos e das santas casas.

De acordo com o STF, para revogar a suspensão o governo precisa apresentar um plano que defina a origem dos custos para garantir que o piso salarial possa ser posto em prática não só na União, mas também na iniciativa privada e nas redes de saúde municipais e estaduais.

Governo forma grupo para destravar o piso

Diante disso, o governo formou um grupo com membros da Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU) para tentar avançar na redação final de uma Medida Provisória (MP) que definirá como será a operacionalização e distribuição do dinheiro destinado ao pagamento dos profissionais da enfermagem.

A expectativa é que a MP seja aprovada pelo parlamento em até 120 dias. O grupo está trabalhando até março para definir o texto. Se o impasse permanecer até lá, a previsão entre os enfermeiros é de realizar uma paralisação nacional.

Leia também

você pode gostar também

Salário mínimo subiu para R$ 1,7 mil NESTE estado; entenda o reajuste

O reajuste do salário mínimo em um estado brasileiro específico faz parte de uma política regional que permite com que os governos estaduais realizem atualizações próprias na remuneração mensal. Porém, as quantias estabelecidas seguem o…

Novo RG: quem precisa emitir? Veja prazo

O novo RG, ou carteira de identidade nacional (CIN), é um documento moderno de identificação, cujo objetivo é fornecer mais segurança e praticidade aos brasileiros.

CNH: estas 5 leis de trânsito estão valendo e motorista precisa ficar atento

Resolução estabeleceu 5 leis de trânsito que começaram a ser válidas a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Sendo assim, os motoristas precisam ficar atentos às novas regras para não arriscarem cometer infrações.

Previsão de chuvas intensas em 548 cidades, alerta o Inmet

Mais 548 cidades devem sofrer a ação das chuvas intensas nessa segunda-feira (27/03). Saiba mais sobre a previsão e quais são as recomendações do Inmet.

Suspensão da CNH por dívidas não se aplica a ESTE grupo, diz projeto

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que estabelece a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) inclui um grupo como exceção. Porém, a medida depende da aprovação em outras instâncias legislativas.

Cartão de crédito Caixa Tem não cobra anuidade; veja como solicitar

Além de não ter cobrança de anuidade e diversos outros benefícios, o produto financeiro pode ser solicitado de forma online, via aplicativo; veja como solicitar.