Maus-tratos contra animais podem impedir ingresso em cargo público

Projeto de Lei visa proibir o ingresso em cargo ou emprego público de pessoas que foram condenadas por maus-tratos contra animais. Saiba mais.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) tipifica como crime a conduta de praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena para esse crime é detenção de três meses a um ano, e a aplicação de multa. Em caso de cão ou gato, a pena será de reclusão, de dois a cinco anos, aplicação de multa e, ainda, a proibição da guarda. O agravamento da pena foi instituído pela Lei nº 14.064, em 2020.

Agora, a referida lei pode ser modificada para incluir como pena para maus-tratos contra animais a proibição de ingresso em cargos ou empregos públicos de pessoas que foram condenados por tal conduta. A proibição se dará pelo prazo de 10 anos.

A inclusão da nova pena para maus-tratos contra animais advém do Projeto de Lei nº 218/2023, que foi protocolado recentemente na Câmara dos Deputados.

O texto é de autoria dos deputados Fred Costa (Patriota-MG) e Delegado Bruno Lima (Progressistas – SP). Segundo os parlamentares, embora a pena por maus-tratos tenha se agravado por meio da Lei nº 14.064/2020, ainda há cidadãos que insistem em cometer esse tipo de violência.

Eles defendem ser incompatível com o Estado Democrático de Direito permitir aos que insistem em contrariar o quanto disposto na legislação assumir função pública, o que, por sua vez, contraria o texto constitucional.

De onde vem a ideia do Projeto?

A ideia de impedir ingresso em cargo público quem cometer maus-tratos contra animais advém da Lei nº 3940/2022, sancionada no ano passado pelo estado do Acre. A referida norma – de âmbito estadual – proíbe, no estado, o exercício de cargo, emprego ou função pública, por pessoa condenada pelo crime de maus-tratos contra animais.

Agora, o PL tem o objetivo de ampliar esse impedimento para os órgãos da administração pública, direta e indireta, da União.

Como está a tramitação do Projeto?

Como dito, o PL que propõe proibir o ingresso em cargo ou emprego público por pessoas condenadas por maus-tratos contra animais foi protocolado recentemente na Câmara dos Deputados. No momento, ele aguarda o despacho do presidente da Casa, o deputado federal Arthur Lira.

Após isso, o texto será analisado pelas comissões da Câmara. Caso aprovado, ele seguirá para o Senado Federal. Se aprovado por essa Casa, o texto seguirá diretamente para a sanção presidencial. Porém, se sofrer alguma modificação, voltará para a Câmara, que poderá aceitar ou não as alterações feitas.

Em seguida, a proposta será encaminhada ao presidente da República para sanção. Em caso de veto por parte do chefe do Executivo, ele deverá ser votado pelo Congresso, que poderá ou não rejeitar o veto.

O que é considerado maus-tratos contra animais?

Diversas condutas podem ser consideradas como maus-tratos contra animais. Veja algumas delas a seguir:

  • Agredir fisicamente os animais;
  • Abandonar;
  • Não oferecer aos animais assistência médica-veterinária, quando preciso;
  • Manter os animais presos a cordas ou correntes;
  • Manter os animais expostos ao sol por longos períodos de tempo;
  • Envenenar os animais;
  • Manter os animais em locais sem ventilação e iluminação;
  • Manter os animais em locais sem higiene;
  • Não garantir aos animais alimentos e água;
  • Obrigar os animais a exercer trabalhos exaustivos;
  • Usar animais em espetáculos que podem causar-lhes pânico ou estresse.

Leia também

você pode gostar também

Servidores e aposentados podem ter acesso a passagens aéreas de R$ 200

Programa do governo promete dar preferência a servidores e aposentados que buscam passagens aéreas mais em conta, além de estudantes que participaram do Fies.

Próximo feriado prolongado ocorre em abril; confira a data oficial

Pelo calendário oficial, a maioria dos feriados de 2023 cai em datas que permitem ao trabalhador a possibilidade de emendar e garantir maior tempo de descanso.

Alerta: Tempestades e chuvas intensas em mais de 2,3 mil municípios, diz Inmet

Novos alertas para tempestade e chuvas intensas foram emitidos recentemente pelo Inmet. Confira mais sobre as previsões e quais são os riscos em potencial.

NASA: asteroide deve passar próximo da Terra em abril

Embora asteroides próximos sejam comuns, pelo menos quatro passarão muito perto do nosso planeta em 2023, de acordo com dados do NASA's Near-Earth Object (NEO).

Quando devo receber o 13º salário? Confira as regras do pagamento

O pagamento do 13º salário pode ser feito em parcela única ou em duas parcelas, em um período específico do ano. Saiba quando os valores são liberados e como.

Ciclone deve trazer nova frente fria para o Brasil, segundo MetSul

Passagem de frente fria com ciclone acarretou virada de temperatura no Brasil. Começo do outono registrou frio e há expectativa de chuvas em algumas localidades.