Quem está curtindo a folia de Carnaval e os bloquinhos de rua deve ficar atento a previsão meteorológica para este início de semana. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem ter chuvas volumosas, ventos fortes.
Sendo assim, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O Inmet divulgou três avisos que têm início na manhã de hoje e são válidos até esta terça-feira (21). Confira todos eles com detalhes, a seguir.
Chuvas intensas em 368 municípios no Sul e Sudeste
Regiões de São Paulo, Paraná e Santa Catarina estão sob alerta do Inmet para perigo potencial de “Chuvas Intensas” desde às 9h31 desta segunda-feira (20).
É esperada chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de fortes ventos com velocidade de 60 a 100 km/h. O aviso é válido até as 12h de amanhã. As áreas que podem ser afetadas são:
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana, Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí;
- Grande Florianópolis;
- Sudeste Paranaense;
- Itapetininga;
- Centro Oriental Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Sul Catarinense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Noroeste Rio-grandense;
- Litoral Sul Paulista;
- Assis;
- Nordeste Rio-grandense;
- Bauru;
- Norte Central Paranaense.
Acesse o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e veja a lista completa de cidades mencionadas no aviso do Inmet.
Chuvas intensas em 528 cidades no Norte e Centro-Oeste
As chuvas intensas também avançam pelas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Para essas localidades, o instituto emitiu alerta que começou às 9h56 de hoje e termina às 10h de amanhã.
O acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm em 24 horas, além disso, os ventos podem atingir 100 km/h. Confira as áreas que podem ser potencialmente afetadas, segundo o Inmet:
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Centro Amazonense;
- Marília;
- Norte Central Paranaense;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste Amazonense;
- Sul Goiano;
- Sul Amazonense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Assis;
- Bauru;
- Norte Amazonense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Araraquara;
- Sul de Roraima;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Noroeste Paranaense;
- Sul do Amapá;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Madeira-Guaporé;
- Norte Pioneiro Paranaense.
Clique aqui e veja a lista completa de cidades no site Alert-AS.
Chuvas intensas em 68 municípios do Nordeste
Na Região Nordeste a previsão para esta segunda-feira (21) é de tempo firme. Mas, as chuvas se intensificam nas áreas do Vale São-Franciscano da Bahia, Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano e São Francisco Pernambucano.
O Inmet publicou aviso iniciando às 10h10 de hoje e terminando às 10h desta terça-feira (21). Há expectativa de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Confira a lista de cidades clicando aqui.
Orientações de segurança do Inmet
Fenômenos meteorológicos, como fortes chuvas e ventos, podem ser perigosos e causar diversos tipos de danos, como falta de energia, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores ou galhos.
Para ajudar a manter as pessoas seguras, o Inmet emite alertas em cores diferentes (amarelo, laranja e vermelho) de acordo com a severidade das condições climáticas. Os alertas são normalmente dados com 24 a 48 horas de antecedência.
Para se proteger durante o mau tempo, as pessoas devem tomar precauções como encontrar um local seguro longe de árvores e torres de transmissão, não usar aparelhos eletrônicos conectados a tomadas e evitar áreas alagadas.
No Brasil, as pessoas podem assinar o serviço de alerta da Defesa Civil Nacional enviando uma mensagem SMS para 40199 com seu CEP. Os assinantes recebem alertas oportunos via SMS em seus telefones, fornecendo informações sobre as condições meteorológicas e as medidas de segurança recomendadas, como áreas a evitar e rotas de fuga.