Bancos, Correios e INSS: como ficará o funcionamento no Carnaval

Serviços essenciais tem funcionamento comprometido durante o feriado de Carnaval, como é o caso dos bancos, dos Correios e do INSS.

A folia de Carnaval vai começar e alguns serviços essenciais ao cidadão sofrem mudanças durante os dias do feriado. Sendo assim, os bancos, os Correios e o INSS divulgaram como ficará o funcionamento no Carnaval.

continua depois da publicidade

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou o calendário de feriados bancários para 2023. Ao todo são cerca de 11 feriados durante todo o ano, que mudam o funcionamento de várias agências pelo país.

Outros órgãos federais, como os Correios e o INSS (Instituto Nacional do Serviço Social) também divulgaram como será o atendimento ao cidadão durante a folia de Carnaval. Os usuários devem estar atentos aos avisos emitidos, para não serem prejudicado nos próximos dias.

Funcionamento dos bancos durante o Carnaval

Leia também

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou recentemente o calendário de feriados bancários para 2023. Durante o ano, as agências de todo país vão ficar fechadas, sem expediente de dias normais.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira) de Carnaval, as agências bancárias não funcionam. A resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020 iguala a segunda e a terça-feira de Carnaval como dias em que não deve haver expediente, como sábados e domingos.

Outros feriados bancários em 2023

Além do Carnaval, outras datas também serão feriados bancários em 2023. Confira:

• 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira – Carnaval;
• 7 de abril, sexta-feira – Sexta-feira da Paixão;
• 21 de abril, terça-feira – Tiradentes;
• 1º de maio, segunda-feira – Dia do Trabalho;
• 8 de junho, quinta-feira – Corpus Christi;
• 7 de setembro, quinta-feira – Independência do Brasil;
• 12 de outubro, quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida;
• 2 de novembro, quinta-feira – Dia de Finados;
• 15 de novembro, quarta-feira – Proclamação da República;
• 25 de dezembro, segunda-feira – Natal;
• 29 de dezembro, sexta-feira – Último dia do ano.

continua depois da publicidade

Carnaval: funcionamento dos Correios e INSS

O Carnaval é uma data comemorativa que gera um debate sobre o feriado ou não e se a festa deve afetar tanto alguns serviços. Órgãos públicos que trabalham diretamente com o atendimento ao público são considerados serviços essenciais, mas, mesmo assim, sofrem alterações em algumas datas.

Durante o Carnaval, assim como os bancos, os Correios também não vão funcionar normalmente. Na segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro, quando todas as unidades dos Correios se encontrarão fechadas, portanto sem expediente ao público.

continua depois da publicidade

Outro serviço essencial ao cidadão, são as agências da Previdência Social (INSS) que também vão estar fechadas nesses mesmos dias de folia. O expediente nas agências do INSS volta a funcionar no dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, a partir das 14h.

O cidadão que precisar de informações pode entrar em contato pelo telefone 135, com atendimento feito por atendentes durante esses dias até as 18h. Após esse horário, o atendimento ao cidadão é feito de maneira eletrônica.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade