Licença-casamento: trabalhador que vai se casar pode tirar até 3 dias de folga

Licença-casamento é como popularmente é conhecida a licença-gala, destinada a trabalhadores que vão se casar e querem uns dias de descanso.

A lei trabalhista brasileira garante vários direitos ao trabalhador. Um deles é a licença-casamento, que pode dar até três dias de folga para trabalhadores que vão se casar e desejam ter alguns dias de descanso.

A licença-casamento está garantida no artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), portanto trata-se de direito adquirido e não um benefício, como pensam algumas empresas. Nesse sentido, é de fato garantido por lei que trabalhadores possam gozar desse abono remunerado.

Portanto, estão assegurados quanto a esse direito todos aqueles trabalhadores que trabalham de carteira assinada (CLT), assim como ao servidor público, que mesmo regido por outra lei também tem esse direito garantido.

Licença-casamento: informações gerais

A licença-casamento ou licença-gala, é um direito garantido por lei para todo trabalhador que pretende se casar. A licença está no ordenamento jurídico da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mais precisamente no artigo 473, inciso II.

Assim, o trabalhador que vai se casar pode tirar até 3 dias de folga, como prevê a lei. Esse abono remunerado não traz qualquer prejuízo ao trabalhador, em termos financeiros e em qualquer outra condição.

Quantos dias de folga estão previstos na licença-casamento?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante a licença-casamento (ou licença-gala) para todos os trabalhadores com carteira assinada. Sendo assim, a matéria consta no artigo 473, inciso II, que diz o seguinte:

“Art 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
II – até 3 (três) dias consecutivos, virtude de casamento; (…)”

Contudo, as empresas possuem acordos outras convenções coletivas, com regras internas que regem a concessão deste e de outros benefícios. Portanto, geralmente as empresas podem ser mais flexíveis, concedendo mais dias para seus colaboradores.

Prazo para solicitar a licença-casamento

Do mesmo modo que o trabalhador está se organizando para a cerimônia do seu casamento, a empresa também precisa se organizar nos dias em que o colaborador estiver ausente do trabalho. Por isso é necessário que o comunicado seja feito com certa antecedência.

Contudo, a CLT não traz expressa a obrigatoriedade de prazo para que seja comunicado o evento, e o mais indicado é que o trabalhador comunique com 30 dias de antecedência. Dessa forma, todos os lados ficam protegidos, e em especial o trabalhador, que poderá desfrutar dos dias de folga sem ter que se preocupar com qualquer tipo de prejuízo financeiro.

Casos em que a licença casamento é superior a 3 dias

Para trabalhadores em regime CLT, a licença-casamento é de 3 dias. Porém, existem outros casos em que a licença-casamento pode ser de mais dias. É o caso dos professores e funcionários públicos.

Para os professores, o artigo 320 da CLT assegura 9 dias de folga para a licença-casamento ou por motivo de luto. Funcionários públicos são regidos pela lei 8.112/90, que permite ao servidor a ausência de 8 dias consecutivos em razão de casamento.

Leia também

você pode gostar também

A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

A África tornou-se palco de um fenômeno que fascinaria qualquer geólogo: a fratura de um continente. Há dois anos, surgiram as evidências mais claras desse processo. Leia e entenda a seguir.

Concursos públicos somam mais de 28,6 mil vagas abertas no Brasil

Concursos abertos no Brasil contam com mais de 28,6 mil vagas abertas, sendo que as oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade.

Alerta: chuvas intensas em 1.195 municípios brasileiros, diz INMET

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e o Inmet emitiu recentemente um novo alerta de "Perigo" para passadas em 1.195 municípios.

Conta de luz pode ficar 12% mais cara NESTE estado; entenda o reajuste

A audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir sobre a revisão tarifária nos estados brasileiros, teve participação de membros da sociedade civil e representantes de setores da economia. O reajuste…

Dinheiro esquecido: R$ 5,7 bilhões ainda esperam ser sacados

De acordo com o Banco Central, 4,3 mil solicitações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas, contudo R$ 5,7 bilhões ainda estão disponíveis na plataforma.

Projeto da Câmara cria novo feriado nacional no mês de abril

Caso o Projeto de Lei (PL) nº 960/2022 seja aprovado, o calendário oficial do país passará a ter oito feriados nacionais. Descubra aqui qual será a data.