Alerta de chuvas intensas em 123 municípios, segundo o INMET

Com passadas frequentes nos últimos dias, estados como o Amazonas, Pará e Rondônia voltam a ser o alvo de chuvas intensas, segundo alerta do Inmet.

A população de cerca de 123 municípios deve tomar os devidos cuidados após a publicação de um novo alerta para chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim como o padrão nas últimas semanas, as passadas que continuam atingindo boa parte do país seguem sem dar trégua em várias regiões, com previsões de chuva marcadas pelo instituto com grau de severidade "Perigo".

continua depois da publicidade

Nesse caso, o aviso de hoje, que só deve terminar a partir de amanhã (16/02), é para estados como o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Pará, que já sofrem a ação contínua das chuvas há algumas semanas.

Por conta da incidência frequente, é importante que os cidadãos se atentem às previsões, e também aos riscos ocasionados pelo alto volume pluviométrico das passadas. Assim, é possível tomar as devidas precauções e evitar quaisquer acidentes.

Chuvas intensas em 123 municípios

Leia também

O instituto publicou o alerta a respeito das chuvas intensas hoje (15/02), às 10h10, para uma previsão que só deve terminar a partir de amanhã (16/02), às 10h.

continua depois da publicidade

Segundo as informações divulgadas pelo Inmet, não há mudança no índice pluviométrico das chuvas, seguindo o que vem sendo visto nos últimos dias: a estimativa é de volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. O Instituto também , as pancadas estão acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Por conta da alta frequência dos temporais, esse tipo de situação também traz alguns riscos naturais à população, especialmente nas áreas afetadas. Alguns perigos citados pelo instituto são cortes de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores, questões incidentes nas regiões a seguir:

continua depois da publicidade
  • Norte Mato-grossense;
  • Sudoeste Paraense;
  • Leste Rondoniense;
  • Centro Amazonense;
  • Sudoeste Amazonense;
  • Sul Amazonense;
  • Norte Amazonense;
  • Madeira-Guaporé;
  • Vale do Juruá;
  • Vale do Acre.

Além das áreas afetadas, também é possível verificar a lista de municípios onde podem haver chuvas intensas. Para conferir, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

Precauções em situações de risco

Por conta da grande incidência de chuvas, é importante que a população entenda que não se deve prestar atenção apenas nas previsões. Afinal, é preciso tomar certas precauções, principalmente em áreas constantemente afetadas, como é o caso do Amazonas, Pará e Rondônia.

Normalmente, as chuvas intensas vêm com fortes rajadas de vento. Nesse tipo de situação, a recomendação é de não se abrigar debaixo de árvores, uma vez que há grande risco de quedas e descargas de energia no local.

Além disso, o Inmet também alerta os motoristas a não estacionarem seus veículos perto de lugares perigosos. Entre eles estão torres de transmissão e placas de propaganda, porque esses são pontos mais suscetíveis efeito negativo das chuvas e prováveis trovoadas.

Nessa época, também há grande perigo de descargas elétricas, e o recomendado é desligar o quadro de energia, e quando possível, os aparelhos elétricos, evitando curto-circuito.

Caso você precise de mais informações de como lidar com as condições do tempo, ou queira avisar sobre situação de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, no número 193. Outra central de atendimento que fica disponível para esses casos é a Defesa Civil, no número 199.

Todos os dias, o Inmet informa quais são os possíveis municípios afetados por chuvas intensas e traz mais detalhes a respeito da previsão do tempo. Dessa forma, os cidadãos que residem nas áreas de risco só precisam conferir se estão entre as localidades que serão atingidas endereço e tirar suas dúvidas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade