Carnaval 2023: veja como ficará o funcionamento dos bancos

Assim como em outras datas, pode haver alteração no funcionamento de agências bancárias em todo o país. Confira como fica o funcionamento no Carnaval.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou a data de feriados bancários para o ano de 2023. Ao longo do ano serão várias ocasiões em que os bancos vão estar fechados, afetando o cronograma de pagamentos e de outras operações bancárias.

continua depois da publicidade

Entretanto, muitas pessoas se perguntam se o primeiro feriado do ano será o Carnaval 2023 e, caso seja, como ficará o funcionamento dos bancos. Em caso de feriado bancário, a orientação é que os clientes façam as transações pelo aplicativo, suprindo a necessidade de comparecimento a uma agência.

Ao todo serão 11 feriados bancários que acontecerão em dias de semana, e outros dois dias em que o expediente será especial. Um desses dias de expediente será o último do ano, no dia 29 de dezembro, véspera de Ano Novo.

Carnaval 2023: como será o funcionamento dos bancos?

Leia também

O primeiro dos feriados bancários em 2023 será o Carnaval. Nesse sentido, as agências bancárias ficam sem funcionar nos dias 20 e 21 de fevereiro, na segunda e na terça-feira de Carnaval.

continua depois da publicidade

A medida segue a resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020. De responsabilidade do Conselho Monetário Nacional, a resolução não considera como dias úteis para transações bancárias, os sábados, domingos e feriados nacionais. Além disso, entram também a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Outros feriados bancários

Além do Carnaval, nos dias 20 e 21 de fevereiro, acontecem outros feriados bancários, que vão comprometer o funcionamento de agências e o cronograma de pagamentos das pessoas. Portanto, para não ser prejudicado é bom estar atento às datas consideradas como feriados bancários. Confira:

continua depois da publicidade
  • 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira – Carnaval;
  • 7 de abril, sexta-feira – Sexta-feira da Paixão;
  • 21 de abril, terça-feira – Tiradentes;
  • 1º de maio, segunda-feira – Dia do Trabalho;
  • 8 de junho, quinta-feira – Corpus Christi;
  • 7 de setembro, quinta-feira – Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, quinta-feira – Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro, quinta-feira – Dia de Finados;
  • 15 de novembro, quarta-feira – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro, segunda-feira – Natal;
  • 29 de dezembro, sexta-feira – Último dia do ano.

Dias especiais

Dentro das datas estipuladas como feriado bancário, existem dois dias especiais. O primeiro deles é no dia 22 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas, no fim do Carnaval. Neste dia, o atendimento nas agências começa ao meio-dia, fechando no horário normal (16h).

Agências que fecham antes das 15h terão o expediente antecipado, para que se possa garantir o mínimo de atendimento presencial nas agências, que é estipulado em ao menos três horas dedicado ao atendimento de clientes.

O outro dia especial é também um feriado. No dia 29 de dezembro de 2023, as agências deixam de funcionar em virtude da comemoração das festas de Ano Novo. Portanto, é preciso que os clientes bancários estejam sempre em alerta, principalmente nestes dias em que são comemoradas datas especiais.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade