Diante do avanço tecnológico e em plena era da inteligência artificial (IA), é muito comum encontrar novas ferramentas que revolucionam muitas das tarefas que fazemos. Uma das mais difundidas recentemente é o ChatGPT.
Em suma, trata-se de um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que consegue manter conversas com humanos de uma forma incrivelmente natural. Continue a leitura e saiba mais sobre o ChatGPT, desde como funciona até como pode ser usado.
O que é o ChatGPT e para que serve?
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI. A palavra “GPT” neste contexto refere-se a “Transformador de pré-treinamento generativo”, o que significa que é um modelo de linguagem que foi pré-treinado em uma tarefa de geração de texto.
A ideia por trás desse tipo de modelo é que o programa receba uma grande quantidade de texto para “ler” e, em seguida, seja solicitado a gerar um novo texto a partir do que “aprendeu”. Isso permite que o modelo tenha uma compreensão mais profunda da linguagem e seja capaz de gerar um texto coerente e que faça sentido.
No caso do ChatGPT em particular, ele foi projetado para ser especialmente bom em tarefas de conversação, tornando-o excelente para bater papo e ter conversas inteligentes com humanos.
Como funciona essa IA?
O ChatGPT se tornou um fenômeno viral na internet, e já atingiu mais de um milhão de usuários, segundo seus criadores. O sistema foi alimentado com informações sobre diferentes temas de conversação e dinâmicas sociais para identificar que respostas dar a quem deseja ‘conversar’ com ele.
Essa IA foi lançada em 30 de novembro, mas ainda encontra-se em fase de testes. No entanto, já é capaz de desempenhar várias funções. Entre elas, permite conversar em vários idiomas de maneira natural, manter conversas sobre praticamente qualquer assunto, responder a inúmeras perguntas e criar o conteúdo que os usuários solicitam.
Sua inteligência artificial é alimentada por uma enorme amostra de texto retirada da Internet, mas a máquina não está conectada à rede em tempo real e seu “conhecimento” teoricamente para em 2021, portanto não pode comentar, por exemplo, fatos que tenham ocorrido recentemente. Embora muitos tenham ficado surpresos com o IA multifuncional, seus criadores comentam que esse seria apenas “o primeiro escopo” do sistema.
Como saber se um texto foi escrito com ChatGPT?
O OpenAI também lançou uma ferramenta projetada para detectar se o texto foi escrito por inteligência artificial, mas alerta que ainda não é totalmente confiável.
Além disso, os pesquisadores da Open AI disseram que, embora seja “impossível detectar com segurança todo o texto escrito pela IA”, bons classificadores podem detectar sinais de que o texto foi escrito pela IA e não por um humano.
A ferramenta pode ser útil nos casos em que a IA foi usada para “desonestidade acadêmica” e onde os chatbots da IA foram posicionados como humanos, mas admitiram que o classificador “não é totalmente confiável” e identificaram corretamente apenas 26% dos resultados.
O novo software também rotulou incorretamente textos escritos por humanos como provavelmente escritos por ferramentas de IA em 9% das vezes.
Como testar o ChatGPT?
Para acessar o bate-papo com esta IA gratuitamente, as seguintes etapas devem ser executadas:
- Entre na página oficial ‘Chat Open’;
- Crie uma conta no site da OpenAI;
- Faça o login e você será rapidamente conectado no chat;
- Na parte inferior, você encontrará a barra na qual precisa escrever. Lá você pode fazer perguntas em inglês e pedir que ele responda em qualquer outro idioma.