Novo golpe: erro no pagamento por aproximação é sinal de alerta

Agora os criminosos conseguem bloquear o pagamento via aproximação e, assim, clonar o cartão usado pelas vítimas; conheça o golpe e veja como se proteger.

Quem usa cartão de crédito e débito precisa redobrar a atenção. O motivo é um novo golpe em que os criminosos bloqueiam a opção de pagamento por aproximação e induzem as vítimas a inserirem o cartão físico na maquinha de cobrança.

continua depois da publicidade

Para isso, cibercriminosos instalam um programa que infecta os aparelhos de cobrança, de modo a apenas bloquear os pagamentos por aproximação do cartão. Assim, a impressão é a de que houve um pequeno erro no sistema.

Novo golpe do cartão

Veja, a seguir, como os criminosos estão conseguindo fazer novas vítimas e saiba como se proteger:

Leia também
  • Primeiro, os criminosos enganam os estabelecimentos comerciais e se passam por funcionários das empresas que vendem, alugam e fazem manutenção das maquininhas;
  • Assim, os lojistas clicam em um link, pelo computador onde está instalado o sistema dos aparelhos;
  • Ao clicar nesse link, o computador é infectado por um vírus que permite que as maquininhas sejam acessadas remotamente;
  • A partir disso, as máquinas com o vírus impedem que os clientes façam pagamento via aproximação ao mostrar uma falsa mensagem de erro, que induz a vítima a inserir o cartão físico na maquininha;
  • Infelizmente, o golpe é imperceptível para os lojistas e também para os clientes;
  • Ao inserir o cartão físico na maquininha infectada, os dados da vítima são roubados e o cartão pode ser clonado.

A empresa Kaspersky, especialista em segurança digital, divulgou o roteiro do novo golpe na terça-feira (31/01) e explicou que os criminosos não precisam ter acesso à maquininha infectada para usarem o cartão clonado. Além disso, a clonagem dos cartões não depende do uso de senhas de proteção.

continua depois da publicidade

Como se proteger?

Se, ao tentar pagar uma compra via aproximação, a maquininha exibir a mensagem “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO” (sic), é preciso ter cautela, pois esse é o texto de erro usado atualmente pelos criminosos.

Se puder, escolha outra forma de pagamento, como em dinheiro, e fale com o lojista a respeito do atual golpe.

Além disso, se perceber qualquer movimentação suspeita em seus cartões de crédito, como compras feitas de madrugada ou em estabelecimentos desconhecidos, é importante bloquear o cartão e entrar em contato com o banco em questão.

continua depois da publicidade

Lojistas e pessoas que usam a maquininha para cobrar por serviços podem evitar fraudes por meio da instalação de programas de segurança digital e também pelo contato direto com as empresas de manutenção.

Sempre que algum suposto funcionário aparecer e se apresentar como responsável pela marca da maquininha, exija a documentação de identificação e ligue para a empresa antes de autorizar qualquer procedimento.

É importante lembrar que o pagamento por aproximação é considerado seguro e feito através do envio de informações únicas e que não podem ser reutilizadas. O problema está nas maquininhas infectadas pelo vírus e não no sistema de pagamento em si.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade