Um novo alerta para chuvas intensas foi emitido recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para cerca de 345 cidades. Seguindo o padrão das últimas semanas, as passadas que atingem boa parte do país seguem sem dar trégua em várias regiões, com previsões marcadas pelo instituto com grau de severidade “Perigo”.
Nesse sentido, o aviso de hoje é para estados como Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins, a maioria sofrendo a ação contínua das chuvas há alguns dias. Por conta da incidência frequente, é essencial que a população desses locais se atente às previsões, bem como aos riscos ocasionados pelo alto volume das passadas, de forma que seja possível tomar as devidas precauções e evitar acidentes.
Chuvas intensas devem atingir 345 municípios, diz INMET
O instituto publicou o alerta de chuvas intensas hoje (1), às 9h47, para uma previsão que só deve terminar a partir de amanhã, às 10h. De acordo com o que foi divulgado pelo Inmet, não foi identificada alteração no índice pluviométrico das chuvas, que segue o mesmo dos últimos dias: a estimativa é de volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. Junto disso, as pancadas estão acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.
Com os temporais cada vez mais frequentes, esse tipo de situação também traz determinados riscos à população, principalmente das áreas afetadas. Alguns perigos citados pelo instituto são cortes de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores, questões incidentes nas regiões a seguir:
- Nordeste Paraense;
- Sudeste Paraense;
- Oeste Maranhense;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Norte Maranhense;
- Baixo Amazonas;
- Sudoeste Paraense;
- Norte do Amapá;
- Metropolitana de Belém;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro Maranhense;
- Sul do Amapá.
Além das regiões afetadas, o Inmet também divulga uma lista completa de municípios que podem sofrer a ação das chuvas intensas. Para conferir, basta acessar o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
O que fazer em situações de risco
A grande incidência de chuvas não significa que a população das regiões afetadas só deve prestar atenção na previsão. Afinal, é preciso tomar certo cuidado, principalmente em áreas constantemente afetadas, como o Pará e Maranhão. Os temporais costumam vir acompanhados de rajadas de vento, e em situações como essa, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, por conta do grande risco de quedas e descargas de energia no local.
Já os motoristas devem se atentar para evitar estacionar seus veículos perto de lugares perigosos, como torres de transmissão e placas de propaganda, suscetíveis ao efeito das chuvas e prováveis trovoadas. Nessa época, há grande perigo de descargas elétricas. Por tal motivo, também é ideal desligar o quadro de energia ou os aparelhos elétricos quando possível, evitando curto-circuito.
Para mais informações e emergências, basta telefonar para a central de atendimento do Corpo de Bombeiros, no número 193, ou com a Defesa Civil, no número 199. Diariamente, o Inmet divulga uma nova lista de municípios afetados e das informações a respeito da previsão. Portanto, para os cidadãos em áreas de maior incidência das chuvas, só é necessário conferir o endereço e tirar quaisquer dúvidas.