Pronampe reserva R$ 14 bi para empréstimos; veja quem tem direito

A liberação do crédito depende das declarações financeiras junto à Receita Federal; saiba mais detalhes no texto a seguir.

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) tem recursos que totalizam R$ 14 bilhões, em 2023, para emprestar a pequenos empresários que precisem de uma ajuda para colocar as finanças em dia. Os valores contemplam inclusive os microempreendedores individuais (MEIs).

continua depois da publicidade

O montante disponível é voltado, além dos empréstimos, também para financiamentos nas instituições financeiras do país. A liberação do crédito especial para pequenos empresários conta, também, com condições especiais de pagamento e redução nas taxas de juro.

Para contratar empréstimos pelo Pronampe, é preciso que os empresários estejam em dia com suas contribuições junto à Receita Federal. Esse órgão é responsável pelo envio de dados aos bancos e outras instituições financeiras, que usam o sistema Compartilha..

Empréstimo e financiamento pelo Pronampe

Leia também

O Pronampe leva em conta a receita bruta anual da empresa no período anterior ao ano da contratação do crédito. A receita bruta é, portanto, a declaração anual da empresa à Receita Federal, com os pagamentos dos impostos em dia.

continua depois da publicidade

As empresas que fazem parte do Simples Nacional fazem a declaração de receita todos os meses. Por isso o faturamento relativo ao mês de dezembro de 2022 deveria ter sido declarado até a última sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2023.

De acordo com Silas Santiago, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, as empresas do Simples Nacional enviam informações mensalmente à Receita Federal por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D).

Fazem parte do Simples Nacional aproximadamente 90% das microempresas e empresas de pequeno porte (MPE) do país. No caso do MEI que também recolhe pelo Simples Nacional (Simei), o comprovante necessário é o da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei).

continua depois da publicidade

Santiago afirma, ainda, que os empréstimos podem ser feitos já em janeiro de 2023, e que a análise da documentação costuma ser feita, pelos bancos e instituições financeiras, em um prazo de dois dias. Depois, o dinheiro já é liberado para os empresários.

Como dividir dados com a Receita Federal

As empresas devem compartilhar informações de faturamento com a Receita Federal pelo Portal do Centro Virtual de Atendimento, o Portal e-CAC, dentro do próprio site da Receita.

Lá, o empreendedor deve usar a aba “Outros”, na seção “Serviços”, para autorizar o envio de seus dados. Apenas depois desse procedimento o empreendedor poderá solicitar um empréstimo pelo Pronampe.

continua depois da publicidade

As instituições financeiras e os bancos, por sua vez, devem integrar seus sistemas de análises de dados ao Compartilha, programa da Receita Federal, para fazer os repasses aos empresários solicitantes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade