NASA: astronautas vão andar em região inexplorada da Lua em 2025

A missão Artemis III está prevista para 2025 e significará o retorno dos astronautas à Lua; confira os detalhes já divulgados pela Nasa.

A NASA divulgou detalhes sobre a missão Artemis III, atualmente prevista para 2025, que significará o retorno dos astronautas à Lua. O programa leva o nome da deusa irmã gêmea de Apolo, o deus grego por quem as primeiras viagens e missões ao nosso satélite natural são apelidadas desde 1969.

continua depois da publicidade

O novo programa da agência traz novos desafios e tecnologia para viajar e se hospedar no satélite, e é um passo importante para acabar enviando humanos para Marte e outros planetas.

Em suma, quatro astronautas partirão da Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo do Sistema de Lançamento Espacial (SLS). A tripulação será selecionada criteriosamente, sendo cada um dotado de habilidades únicas e intensamente treinados. Inclusive, a NASA pretende enviar a primeira mulher à Lua na ocasião.

Primeiro, a tripulação será lançada na órbita da Terra, onde realizará verificações do sistema e ajustes no painel solar Orion. Então, um poderoso impulso do estágio intermediário de propulsão criogênica do SLS ajudará Orion a realizar uma manobra de injeção translunar, rumo à Lua.

continua depois da publicidade
Leia também

Volta à lua

Assim que a tripulação e seus suprimentos estiverem prontos, será feita uma divisão, ou seja, dois astronautas passarão 6,5 dias na superfície da Lua, enquanto seus dois companheiros permanecerão em órbita. Mais tarde, a Starship os levará de volta a Orion, e de lá os quatro viajarão de volta ao nosso planeta.

A NASA está de olho em locais ao redor do Pólo Sul para a era Artemis da exploração lunar humana. As condições extremas dificultam o pouso dos terráqueos, mas as características únicas da região prometem descobertas científicas sem precedentes.

continua depois da publicidade

Além disso, a tecnologia avançada permitirá que a tripulação da Starship pouse em um local selecionado em um raio de 100 metros. Sendo gravitacionalmente equilibrada entre a Terra e a Lua, esta órbita maximizará a eficiência do combustível.

Vale lembrar que a Starship sofreu vários atrasos ao embarcar em seu voo de teste. Um deles ocorreu em 2021, quando um primeiro lançamento foi adiado por questões ambientais. Então, no início de 2022, tudo parecia indicar que veríamos a decolagem, o que obviamente não aconteceu. A terceira vez deverá ocorrer em breve.

O que os astronautas farão na Lua?

Os astronautas da NASA designados para ir à superfície lunar realizarão trabalhos científicos dentro da nave estelar e caminhadas lunares, usando trajes espaciais avançados criados pela Axiom Space.

continua depois da publicidade

“Esses trajes”, explica a NASA, “darão aos astronautas uma maior amplitude de movimento e flexibilidade para explorar mais a paisagem do que nas missões lunares anteriores”.

Além disso, vão tirar fotos e vídeos, estudar geologia, coletar amostras e coletar mais dados sobre a região do Pólo Sul da Lua, antes de retornar à espaçonave Orion com seus companheiros.

No futuro, espera-se que a NASA e outras agências parceiras construam um laboratório espacial lunar, o Gateway. O objetivo principal é a exploração do espaço profundo, com presença humana permanente no satélite natural.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade