Este estado fará mutirão de renovação da CNH neste sábado

No próximo sábado (21), o primeiro mutirão de renovação da CNH promoverá atendimento aos motoristas que precisam regularizar a situação do documento até o final de janeiro.

Em São Paulo, o Poupatempo realizará o primeiro mutirão de renovação da CNH do ano. A previsão é que o evento aconteça nos próximos dois sábados, nos dias 21 e 28 de janeiro. Sobretudo, a iniciativa pretende auxiliar os motoristas que devem regularizar o documento até o final deste mês.

Entretanto, existem regras específicas para realizar o agendamento. No geral, o processo de inscrição nesse mutirão é realizado de maneira 100% remota e gratuita. Além disso, as regiões do estado de São Paulo serão contempladas com diferentes números de vagas. Saiba mais a seguir:

Como será o mutirão de renovação da CNH?

Em primeiro lugar, o agendamento para o atendimento foi iniciado na última quarta-feira (18). Neste sentido, os cidadãos de São Paulo podem acessar o serviço por meio do site do Poupatempo, mas também pelo aplicativo Poupatempo Digital, disponível para Android e iOS.

Ademais, as outras formas de efetuar o agendamento incluem os totens de autoatendimento, distribuídos em shoppings e centros comerciais dos municípios, ou pelo WhatsApp. O número de contato é (11) 95220-2974 e a pessoa poderá falar diretamente com um agente de serviço público.

O mutirão de renovação da CNH está previsto para acontecer em dois turnos. O primeiro será de 7h às 13h, e o segundo das 9h às 13h. Porém, o período de atendimento pode variar de acordo com cada unidade, sendo necessário consultar o horário de serviço no site do Poupatempo.

Na região de São Paulo, foram disponibilizadas 10 mil vagas, com distribuição específica para cada município. Basicamente, a oferta está organizada da seguinte forma:

  1. Aguaí – 40 vagas;
  2. Américo Brasiliense – 15 vagas;
  3. Araraquara – 63 vagas;
  4. Araras – 65 vagas;
  5. Descalvado – 10 vagas;
  6. Ibaté – 20 vagas;
  7. Matão – 15 vagas;
  8. Mococa – 25 vagas;
  9. Pirassununga – 10 vagas;
  10. Porto Ferreira – 30 vagas;
  11. Rio Claro – 75 vagas;
  12. Santa Gertrudes – 10 vagas;
  13. Santa Rita do Passa Quatro – 10 vagas;
  14. São Carlos – 30 vagas;
  15. São João da Boa Vista – 80 vagas;
  16. São José do Rio Pardo – 10 vagas;
  17. Vargem Grande do Sul – 25 vagas.

Por que é importante manter a carteira atualizada?

Por decorrência da pandemia do coronavírus no país, houve uma prorrogação no prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na ocasião, as autoridades nacionais e regionais compreenderam que o distanciamento social impossibilitava a realização de alguns procedimentos.

Entretanto, com a flexibilização das medidas e políticas públicas de vacinação, o vencimento do documento voltou a vigorar no país. Portanto, é fundamental que cada condutor consulte a data de vencimento e organize os próprios documentos para efetuar a renovação.

Por via de regra, os condutores que tiverem a data de vencimento estabelecida para janeiro de 2023 deverão renovar a CNH no prazo máximo de 30 dias, mesmo depois do vencimento. Mais ainda, os prazos estendidos em 2022 exigem que os condutores efetuem o processo neste mês.

Em resumo, a deliberação número 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu que os documentos vencidos em maio de 2022 possam atualizar o documento até o final de janeiro de 2023. Por conta disso, os governos estaduais de diversas regiões estão promovendo políticas públicas.

Contudo, é importante ficar atento aos critérios e regras de renovação de cada categoria da CNH. No caso da CNH topo C, D ou E, é preciso apresentar tanto os documentos como o resultado de um exame toxicológico em um laboratório associado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Atualmente, a multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro aos condutores que dirigirem sem o documento de habilitação é de R$ 880,41.

Leia também

você pode gostar também

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.