Qual é o melhor país para se aposentar? Veja posição do Brasil no ranking

Levando em conta vários fatores econômicos e sociais, uma pesquisa elegeu 44 economias globais indicadas para as pessoas se aposentarem.

Uma pesquisa elaborada pela consultoria Natixis Investment Managers elegeu 44 economias do mundo inteiro, avaliando fatores como saúde, bem-estar econômico, qualidade de vida nos países e a renda dos benefícios pagos pela previdência.

continua depois da publicidade

Fazem parte da lista os países desenvolvidos, os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além dos grandes países emergentes, que compõem o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

O ano de 2022 foi determinante como um dos piores anos da história para quem desejou ter qualidade de vida após se aposentar. Essa foi a conclusão tirada pela consultoria, que descobriu o melhor país para se aposentar dentre as economias participantes, incluindo o Brasil.

Qual é o melhor país para se aposentar?

Leia também

A consultoria Natixis Investment Managers elaborou uma pesquisa para descobrir qual o melhor país para se aposentar. O Brasil é um dos países do ranking, que levou em conta alguns fatores como saúde, bem-estar econômico, a renda dos benefícios cedidos pela previdência, além da qualidade de vida em 44 países.

continua depois da publicidade

Entretanto, o ano de 2022 ficou marcado como o pior ano da história recente para aqueles que desejam ter qualidade de vida após se aposentarem. Fatores como a inflação alta, preços elevados de energia, combustíveis, alimentos e moradia acabaram com o poder de compra de pessoas do mundo inteiro.

A lista tem a presença de países desenvolvidos, os membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), além dos países emergentes que compõem o bloco do Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

continua depois da publicidade

Nesse sentido, o melhor país para se aposentar é a Noruega, que abre a lista. Em seguida vem Suíça e Islândia, que fecham os três melhores colocados. Irlanda e Austrália ocupam o quarto e quinto lugar, respectivamente.

Das 44 colocações, o Brasil ocupa a 43ª posição do ranking, à frente apenas da Índia. No Brasil, os aposentados foram desfavorecidos no quesito bem-estar econômico. Se levado em conta o índice da população mais velha e sua influência e peso sobre a economia, o Brasil ocupa a quinta colocação.

O país ocupa a primeira posição quando o assunto é taxa de juros, que garante remuneração maior para poupança feita exclusivamente para a aposentadoria. O ranking global de melhores países para se aposentar, de acordo com a consultoria é o seguinte:

continua depois da publicidade

1. Noruega
2. Suíça
3. Islândia
4. Irlanda
5. Austrália
6. Nova Zelândia
7. Luxemburgo
8. Holanda
9. Dinamarca
10. República Tcheca
11. Alemanha
12. Finlândia
13. Suécia
14. Áustria
15. Canadá
16. Israel
17. Coreia do Sul
18. Estados Unidos
19. Reino Unido
20. Bélgica
21. Eslovênia
22. Japão
23. Malta
24. França
25. Estônia
26. Polônia
27. Cingapura
28. Portugal
29. Chipre
30. Eslováquia
31. Itália
32. Hungria
33. Lituânia
34. Chile
35. Letônia
36. México
37. Rússia
38. Espanha
39. China
40. Grécia
41. Turquia
42. Colômbia
43. Brasil
44. Índia

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade