IPVA 2023 à vista ou parcelado? Veja qual é a melhor forma de pagamento

De caráter obrigatório, motoristas donos de veículos devem se preparar anualmente para pagar o IPVA. Em 2023, muitos se perguntam se a melhor forma de fazê-lo seria à vista ou parcelado.

O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente de todos os motoristas donos de um veículo, seja ele carro, moto ou outros. Para estes indivíduos, o início do ano também é sinônimo de realização do pagamento do tributo; afinal, ele é obrigatório. A dúvida que fica, porém, é se o IPVA 2023 deve ser pago à vista ou parcelado.

No caso do valor cobrado neste imposto, bem como o desconto que pode ser oferecido, os detalhes variam em cada estado. Vários governos oferecem aos motoristas descontos de até 3% no pagamento à vista. Assim, para aqueles que possuem este dinheiro disponível, a oportunidade é ideal para pagar menos impostos.

Por sua vez, a decisão de pagar o IPVA parcelado ou à vista depende de vários fatores. Antes de mais nada, para escolher a melhor opção, é preciso verificar qual desconto está sendo oferecido no estado de residência do pagador.

IPVA 2023 à vista ou parcelado?

Para aqueles que já têm este dinheiro em mãos, certificando-se de que ele não vá pesar no orçamento, o desconto deve ser aproveitado. No geral, ele é maior do que o rendimento das aplicações financeiras, e não há o risco de se esquecer de realizar o pagamento, o que ocasiona multas e juros pelo atraso.

Quem escolhe pagar parcelado também deve verificar as condições de pagamento, visto que a quantidade de parcelas não é a mesma de um estado para o outro. O valor e as datas de vencimento devem ser conferidas com regularidade, para evitar se esquecer ou atrasar.

No estado de São Paulo, por exemplo, os donos de veículo tinham até a última quarta-feira (11) para quitar o IPVA com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo. Especialistas recomendam que aqueles que são amparados por uma reserva financeira devem fazer o pagamento à vista, mas contrair empréstimo para quitar a despesa não é aconselhado.

Neste sentido, o pagamento em cota única neste mês voltou a dar desconto de 3%, e não mais 9%, como no último ano. O estado havia aumentado o percentual para aliviar o efeito da valorização dos veículos usados sobre o imposto. Durante a pandemia de COVID-19, em 2021, a produção no setor automotivo havia sido travada.

Mais sobre o IPVA 2023

No geral, como informado anteriormente, o pagamento à vista é sempre a melhor opção, de acordo com especialistas. Os investimentos com retorno acima de 3% em três ou cinco meses não são acessíveis à maioria das pessoas, mesmo com a taxa Selic em 13,75%.

Assim, antes de utilizar o parcelamento para investir, é importante considerar que todas as aplicações estão sujeitas a outras taxas de administração, ou ao Imposto de Renda (IR). Além disso, a pior alternativa é pedir dinheiro emprestado para conseguir o desconto no pagamento do IPVA. Com a taxa Selic na casa dos dois dígitos, isso também se reflete em taxas de instituições bancárias e corretoras de crédito.

Pelo fato do IPVA ser uma despesa fixa e recorrente, é aconselhado se planejar ao longo dos meses anteriores. Deste modo, é possível somar IPVA, IPTU e os demais gastos, fazendo uma reserva mensal. O dinheiro também pode ser colocado em capitalização, catapultando o cidadão para que inicie seu ano com os compromissos em dia.

Leia também

você pode gostar também

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.