O calendário de 2023 foi divulgado pelo Ministério da Economia na primeira semana deste dia. De acordo com as datas anunciadas, este ano terá 14 pontos facultativos e feriados nacionais. Porém, quatro feriados prolongados prometem estender o descanso dos brasileiros.
Em resumo, define-se como feriado prolongado uma data comemorativa celebrada em uma sexta-feira ou segunda-feira. Como consequência, há uma extensão do final de semana.
Entretanto, existe a possibilidade de estender as folgas com os feriados que caem na quinta-feira. Neste caso, pode-se ampliar o número de feriados prolongados para sete.
Em alguns estados brasileiros, os pontos facultativos também impõem pausas obrigatórias, mudando um pouco o calendário e as datas prolongadas. Saiba mais informações a seguir:
Quais são os feriados prolongados no calendário de 2023?
Considerando os feriados nacionais que caem em uma sexta-feira, deve-se considerar a Paixão de Cristo e Tiradentes. Em primeiro lugar, a Paixão de Cristo em 2023 é celebrado no dia 7 de abril, também conhecido como Sexta-feira Santa.
Basicamente, esse feriado religioso celebra os eventos bíblicos que narram o julgamento e a execução de Jesus Cristo. Neste sentido, os cristãos utilizam a data para realizar orações, cultos, vigílias e tradições voltadas à reflexão.
Por outro lado, o feriado de Tiradentes será comemorado no dia 21 de abril. Na terceira sexta-feira do mês, os brasileiros homenageiam o brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, responsável pela Inconfidência Mineira.
Em específico, essa data é determinada com base na execução de Tiradentes, que aconteceu em 21 de abril de 1792. Entretanto, o feriado surgiu oficialmente no ano de 1965.
Na segunda-feira, os feriados nacionais que podem ser prolongados são o Dia do Trabalho, e o próprio Natal. A princípio, o Dia do Trabalho é celebrado no dia 1º de maio, como uma forma de celebração dos direitos obtidos pela classe trabalhadora no país.
Em contrapartida, o Natal também cai em uma segunda-feira, no dia 25 de dezembro. Mais do que uma celebração cristã sobre o nascimento de Jesus Cristo, esse evento marca o início das festividades de final de ano e também das férias de verão.
Quais são as outras possibilidades de prolongamento?
Os brasileiros podem contar com a possibilidade de outros feriados prolongados no calendário de 2023. Segundo o cronograma, a Independência do Brasil, Padroeira do Brasil e Finados caem em uma quinta-feira.
Assim, pode ser que haja um espaço de negociação em algumas empresas e instituições públicas para que haja prolongamento. Como consequência, o final de semana começará na quinta-feira, com quatro dias de descanso.
No campo dos pontos facultativos nacionais, o Carnaval começará na segunda-feira, dia 20 de fevereiro. Além disso, o Corpus Christi acontece no dia 8 de junho, uma quinta-feira. Porém, o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, será celebrado no sábado.
Sendo assim, os pontos facultativos poderão também ser estendidos, mas depende de cada empregador, conforme a legislação vigente.
Como ficou o calendário 2023?
Os feriados nacionais seguem a ordem abaixo:
- Confraternização Universal: 1º de janeiro (domingo);
- Paixão de Cristo: 7 de abril (sexta-feira);
- Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira);
- Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira);
- Independência do Brasil: 7 de setembro (quinta-feira);
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (quinta-feira);
- Finados: 2 de novembro (quinta-feira);
- Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira);
- Natal: 25 de dezembro (segunda-feira).
Por fim, os pontos facultativos nacionais em 2023 são:
- Carnaval: 20 a 22 de fevereiro (segunda a quarta-feira);
- Corpus Christi: 8 de junho (quinta-feira);
- Dia do Servidor Público: 28 de outubro (sábado).