Cometa poderá ser visto da Terra a olho nu nesta semana; saiba quando

Na próxima quinta-feira (12), um cometa poderá ser visto a olho nu da Terra. Porém, os entusiastas precisam ficar ligados nos horários de visualização para não perder o fenômeno.

O cometa C/2022 E3 (ZTF) poderá ser visto da Terra a olho nu. A partir da próxima quinta-feira (12), o fenômeno será visível por conta do periélio, quando o corpo celeste chega ao ponto mais próximo do Sol.

De acordo com os especialistas, esse cometa passou tão próximo da Terra pela última vez há cerca de 50 mil anos. Entretanto, os entusiastas precisam acompanhar os horários e dicas de obseevação para não perder a visualização. Saiba mais informações a seguir:

Quando será possível visualizar o cometa?

A princípio, esse cometa foi avistado da Terra no final da Era do Gelo. Na ocasião, foi visualizado pelo primeiro grupo dos Homo sapiens e os antigos neandertais.

Dessa vez, o C/2022 E3 (ZTF) se aproximará a cerca de 160 milhões de quilômetros do Sol. Logo em seguida, a trajetória o aproxima da Terra.

Portanto, a partir da próxima quinta-feira (2) será possível acompanhar sua rota com mais qualidade de observação. A expectativa é que o perigeu, ponto de maior aproximação do planeta, acontecerá no dia 2 de fevereiro.

Neste momento, estará a cerca de 42 milhões de quilômetros. De acordo com especialistas, o perigeu é calculado previamente com a estimativa do itinerário do cometa. Dessa forma, não representa um perigo eminente, pois não entrará na atmosfera terrestre.

Entretanto, o acompanhamento e pesquisa é realizado constantemente. Assim, pode-se garantir que não haverá nenhuma alteração brusca da trajetória. Em especial por conta do eventual contato com outro corpo celeste, satélite ou estação de pesquisa.

Através do trabalho dos cientistas e especialistas, pode-se prever que o C/2022 E3 (ZTF) está cada vez mais brilhante. Sobretudo, isso é consequência do aquecimento dos gases da cauda pela exposição aos raios solares.

Como consequência, é possível observá-lo com a ajuda de telescópios. Porém, se o brilho continuar se expandindo, a visualização a olho nu no céu noturno poderá acontecer. Apesar disso, existem condições específicas para o acompanhamento do cometa.

Como visualizar o fenômeno?

No continente americano, a visualização será feita com maior vantagem para os residentes do hemisfério norte. Basicamente, isso acontece por conta da posição do cometa, e sua trajetória no espaço sideral.

A expectativa é que o perigeu, explicado anteriormente, aproxime-o da chamada Constelação da Girafa. No entanto, a constelação não é visível do Brasil, e nem da América do Sul.

Posteriormente, o C/2022 E3 (ZTF) seguirá brilhante e se afastando. Assim, será visível ao norte, próximo à linha do horizonte. A sua rota o aproxima da constelação do Cocheiro, também conhecido como Auriga.

Segundo o acompanhamento dos especialistas, o fenômeno será visível a partir de uma curta janela, entre o pôr do Sol e a meia-noite. Para visualizar a trajetória do cometa, é fundamental acompanhar as atualizações em canais oficiais.

Em alguns casos, o céu nublado pode interferir no trabalho de telescópios, mas existem estações de observação com materiais especializados em lidar com esse tipo de intercorrência. Os brasileiros e entusiastas em todo o mundo poderão visualizar o evento através de plataformas específicas.

Atualmente, aplicativos como Starchart, Sky Safari, Skywalk e Stellarium oferecem serviços para usuários de Android e iOS. Por outro lado, as transmissões ao vivo acontecerão pelo YouTube, nos canais da Nasa, do Real Pax e The Virtual Telescope Project.

Leia também

você pode gostar também

Novidades do MEI 2023: veja o que muda para os empreendedores

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar de olho no reajuste dos valores de contribuição e outras mudanças que ocorrerão neste ano de 2023.

Projeto regulamenta NOVA profissão no setor de turismo

O Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal pretende regulamentar uma nova profissão no setor de turismo, a fim de promover mais segurança aos trabalhadores e viajantes.

Brasil criou 2 milhões de postos de trabalho em 2022, segundo o Caged

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, houve saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada em 2022.

Valores a Receber: Banco Central alerta para golpe do dinheiro esquecido

Criminosos estão divulgando uma oferta falsa a respeito de montantes supostamente esquecidos no BC; veja como se proteger.

Reforma Tributária deve ser votada sem aumento nos impostos

De acordo com declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a reforma tributária deve ser neutra, sem aumento nos impostos.

Guia mensal do MEI 2023 já pode ser emitida com os valores atualizados

Reajuste do pagamento mensal está vigente. Taxas para microempreendedores individuais variam de R$ 66 a R$ 162.