CNH: não portar CRLV rende multa ao motorista; veja qual é o valor

Motorista flagrado sem o documento pode acabar sendo penalizado pela autoridade de trânsito competente.

Sair dirigindo sem portar alguns documentos do carro pode trazer alguma dor de cabeça para o motorista. Nesse sentido, não portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um dos casos em que o motorista pode ser penalizado com uma multa.

continua depois da publicidade

A lista de documentos que um condutor precisa ter em mãos ao dirigir um carro não é muito grande, sendo preciso apenas estar de porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Nesse sentido, assim como dirigir sem estar de posse da CNH gera uma multa muito grave, não portar CRLV também rende multa ao motorista, além de outras implicações cabíveis ao condutor do veículo responsável.

Andar sem CRLV rende multa ao motorista

Leia também

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em seus artigos 133 e 159, a obrigatoriedade do motorista portar dois documentos enquanto dirige; tratando-se da CNH e do CRLV. Nesse sentido, dirigir sem a CNH ou sem o documento pode acabar gerando multa ao motorista.

continua depois da publicidade

Nesse caso, a multa para quem estiver andando sem portar o CRLV é de R$ 88,38, mais três pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para completar, o veículo também fica retido pela polícia até que seja apresentado o documento.

Vale dizer que a legislação de trânsito prevê, no CTB (art 133) a permissão ao motorista para dirigir sem o CRLV, desde que a autoridade de trânsito competente tenha formas de acessar um sistema digital, que permita conferir a documentação do carro. É necessário também estar com o licenciamento, o IPVA e multas regularizadas.

continua depois da publicidade

Como emitir o CRLV digital

Para emitir o CRLV digital, basta pagar todas as taxas que dizem respeito ao licenciamento do veiculo e assim dar entrada no pedido do documento digital. Nesse sentido, basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e efetuar o cadastro.

Na tela inicial, o motorista deve selecionar a opção “Veículos” e em seguida clicar na aba “Toque aqui para adicionar um CRLV”. Logo após é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e digitar o código de segurança, aquele impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Logo após a emissão do documento, o motorista pode imprimir o CRLV. Para isso, basta seguir os passos:

continua depois da publicidade
  • Acesse a conta no portal do Detran do estado correspondente;
  • Dentro dos serviços oferecidos, procure por “Documento”;
  • Informe a placa e o Renavam e imprima o documento digital.

Multa por andar com o CRLV digital vencido

O motorista que for pego trafegando com o CRLV digital vencido, também está andando com o licenciamento vencido. Nesse sentido, essa atitude no trânsito rende uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixa bem claro que conduzir um veículo que não apresente as devidas condições de registro e licenciamento é uma infração gravíssima. Nesse sentido, o carro não licenciado pode também ser apreendido pela autoridade de trânsito.

O motorista que tenha o carro retido deve arcar com os custos necessários para retirar o veículo do pátio do Detran local, e também de outros gastos envolvendo o guincho, as diárias no pátio e todas as pendências do veículo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade