CNH: não portar CRLV rende multa ao motorista; veja qual é o valor

Motorista flagrado sem o documento pode acabar sendo penalizado pela autoridade de trânsito competente.

Sair dirigindo sem portar alguns documentos do carro pode trazer alguma dor de cabeça para o motorista. Nesse sentido, não portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um dos casos em que o motorista pode ser penalizado com uma multa.

A lista de documentos que um condutor precisa ter em mãos ao dirigir um carro não é muito grande, sendo preciso apenas estar de porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Nesse sentido, assim como dirigir sem estar de posse da CNH gera uma multa muito grave, não portar CRLV também rende multa ao motorista, além de outras implicações cabíveis ao condutor do veículo responsável.

Andar sem CRLV rende multa ao motorista

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em seus artigos 133 e 159, a obrigatoriedade do motorista portar dois documentos enquanto dirige; tratando-se da CNH e do CRLV. Nesse sentido, dirigir sem a CNH ou sem o documento pode acabar gerando multa ao motorista.

Nesse caso, a multa para quem estiver andando sem portar o CRLV é de R$ 88,38, mais três pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para completar, o veículo também fica retido pela polícia até que seja apresentado o documento.

Vale dizer que a legislação de trânsito prevê, no CTB (art 133) a permissão ao motorista para dirigir sem o CRLV, desde que a autoridade de trânsito competente tenha formas de acessar um sistema digital, que permita conferir a documentação do carro. É necessário também estar com o licenciamento, o IPVA e multas regularizadas.

Como emitir o CRLV digital

Para emitir o CRLV digital, basta pagar todas as taxas que dizem respeito ao licenciamento do veiculo e assim dar entrada no pedido do documento digital. Nesse sentido, basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e efetuar o cadastro.

Na tela inicial, o motorista deve selecionar a opção “Veículos” e em seguida clicar na aba “Toque aqui para adicionar um CRLV”. Logo após é necessário informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e digitar o código de segurança, aquele impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Logo após a emissão do documento, o motorista pode imprimir o CRLV. Para isso, basta seguir os passos:

  • Acesse a conta no portal do Detran do estado correspondente;
  • Dentro dos serviços oferecidos, procure por “Documento”;
  • Informe a placa e o Renavam e imprima o documento digital.

Multa por andar com o CRLV digital vencido

O motorista que for pego trafegando com o CRLV digital vencido, também está andando com o licenciamento vencido. Nesse sentido, essa atitude no trânsito rende uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixa bem claro que conduzir um veículo que não apresente as devidas condições de registro e licenciamento é uma infração gravíssima. Nesse sentido, o carro não licenciado pode também ser apreendido pela autoridade de trânsito.

O motorista que tenha o carro retido deve arcar com os custos necessários para retirar o veículo do pátio do Detran local, e também de outros gastos envolvendo o guincho, as diárias no pátio e todas as pendências do veículo.

Leia também

você pode gostar também

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.

INMET alerta: chuvas intensas devem atingir mais de 1 mil cidades

Novas regiões devem ser atingidas pelas chuvas intensas que vêm afetando boa parte do país nos últimos tempos. Dessa vez, o alerta do INMET é para mais de 1 mil municípios.