Em nova previsão, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que há risco de tempestade em pelo menos 1,1 mil municípios do país. O alerta de “perigo”, classificado com grau alaranjado de severidade, teve início às 9h40 desta terça (03) e se estende até às 10h de amanhã (04/12).
De acordo com o Inmet, há possibilidade de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto também alerta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores nas áreas afetadas e eventuais alagamentos.
Áreas que podem ser afetadas por tempestade
O aviso de tempestade já está valendo e se estenderá até às 10h desta quarta-feira, dia 04 de janeiro de 2023. Confira áreas que podem ser afetadas por chuvas intensas e até queda de granizo:
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Metropolitana de Curitiba;
- Vale do Itajaí;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Grande Florianópolis;
- Itapetininga;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Noroeste Paranaense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Marília;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Sudeste Paranaense;
- Sul Goiano;
- Centro Oriental Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Araraquara;
- Sul Catarinense;
- Assis;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Litoral Sul Paulista;
- Ribeirão Preto;
- Centro-Sul Paranaense;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Metropolitana de São Paulo.
A lista completa de cidades com risco de tempestade pode ser consultada no site oficial do Instituto Nacional de Meteorologia.
Como será o clima em janeiro?
Conforme o Inmet, a previsão é que janeiro tenha chuvas abaixo da média em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. O mesmo vale para o oeste da Bahia, Rondônia, Acre, Rio Grande do Sul, sul do Piauí e norte de Santa Catarina.
Por outro lado, estão previstos acumulados de chuva acima da média na faixa norte do país (de Amazonas até Paraíba). O volume pode superar 50 mm, inclusive. Chuvas ligeiramente acima da média podem ocorrer no sudeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de São Paulo, litoral da Bahia, oeste de Santa Catarina e Paraná.
Veja outras previsões para o mês de janeiro:
- Chuvas dentro ou abaixo da média no sul do Tocantins, sudoeste do Piauí, oeste da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul;
- Chuvas irregulares nas áreas centrais do Rio Grande do Sul. Isso pode impactar de maneira negativa nos níveis de água no solo.
Medidas de segurança durante tempestade
Em linhas gerais, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores no caso de rajadas de vento. Até porque haverá risco de queda de galhos e descargas elétricas, o que pode ocasionar em acidentes.
Também vale a pena desligar equipamentos elétricos das tomadas quando a tempestade tiver início. Outra recomendação é de desligar o quadro geral de energia. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo do Bombeiros, por sua vez, atende pelo telefone 193.