Calendário de Eclipses em 2023: veja datas previstas para este ano

O ano de 2023 será repleto de fenômenos como eclipses, superluas, chuvas de meteoros e outros eventos astronômicos.

Um dos eventos astronômicos mais fascinantes são os eclipses, onde a população fica na expectativa nas horas anteriores para não perder a mudança que ocorre no céu.

Esses momentos ocorrem em algumas ocasiões durante o ano e para apreciá-los você também deve coincidir em estar na área geográfica apropriada, portanto nem em todos os países você pode apreciar essas experiências.

Diante disso, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), agência dos Estados Unidos, mantêm um registro cuidadoso dos eclipses e possuem um banco de dados que considera os detalhes de cada um até o ano 2100. Assim, pelo menos 4 eclipses estão previstos para acontecer em 2023. Confira a seguir as datas de cada fenômeno.

Como ocorrem os eclipses?

Em suma, há dois requisitos para que um eclipse ocorra: o primeiro é que tanto a Terra quanto a Lua estejam perfeitamente alinhadas, algo que só acontece nos dias de lua nova e lua cheia. Durante o resto dos dias da fase lunar, a lua não está perfeitamente alinhada com a Terra e, assim, não pode haver eclipses.

O segundo requisito é que ambos os corpos celestes estejam perfeitamente alinhados, por sua vez, com o sol; algo que não acontece com frequência porque a Terra e a Lua não se movem na mesma rota em comparação com a estrela.

Há uma ligeira diferença de inclinação de cerca de cinco graus entre o ângulo em que a Terra gira em torno do sol e o ângulo em que a lua gira em torno da Terra. Essa diferença impede que os eclipses ocorram todos os meses. No entanto, eventualmente quando eles se alinham ocorrem os eclipses.

Desse modo, quando a lua se alinha entre o sol e a Terra, vemos um eclipse solar; quando eles estão alinhados de tal forma que a lua está exatamente atrás da Terra em relação ao sol, vemos um eclipse do tipo lunar. É basicamente um jogo de sombra.

Calendário de eclipses em 2023

Segundo informações da NASA, os eclipses acontecerão nas seguintes datas este ano:

Eclipse solar (20 de abril de 2023)

O primeiro evento do ano é um eclipse solar que pode ser visto em uma pequena faixa habitável do planeta. Principalmente no Sudeste Asiático e na Austrália, e nos oceanos Pacífico e Índico e, na Antártica.

Eclipse lunar do tipo penumbral (5 de maio de 2023)

Não será visível deste lado do mundo. Portanto, este fenômeno será apreciado na Europa, Ásia, Austrália e África. Além disso, nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e na Antártica.

Eclipse solar do tipo anular (14 de outubro de 2023)

Um tipo de eclipse que ocorre quando a Lua encobre o Sol, porém, como a distância varia em relação à Terra, o satélite não esconde totalmente a estrela, então é gerada uma luz em forma de anel. Ele será visível na África Ocidental, América do Norte, América do Sul e nos oceanos Pacífico e Atlântico, bem como no Ártico.

Eclipse lunar do tipo parcial (28 de outubro de 2023)

Visível na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul (inclusive no Brasil), oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e Ártico e Antártico. Por fim, lembre-se que ao observar um eclipse solar, é necessário o uso de proteção ocular especial , pois olhar diretamente durante o evento pode causar danos permanentes aos olhos.

Leia também

você pode gostar também

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.