O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (30), um alerta para chuvas intensas em mais de 1,1 mil cidades brasileiras. Entre as regiões que podem ser afetadas estão o Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano e Sudeste Paraense.
A previsão do Inmet indica chuvas entre 30mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a casa de 100 km/h. Ainda, segundo o instituto existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso emitido às 10h50 desta sexta é válido até às 10h de amanhã (31).
Além disso, é possível conferir a lista completa de cidades citadas no comunicado do Inmet acessando o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Áreas sob risco potencial de chuva forte
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Nordeste Paraense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- Sul Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Oeste de Minas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Norte Maranhense;
- Zona da Mata;
- Campo das Vertentes;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Ribeirão Preto;
- Leste Maranhense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Sul Fluminense;
- Noroeste Fluminense;
- Sul Amazonense;
- Noroeste Goiano;
- Centro Maranhense;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Centro Fluminense;
- Sudoeste Amazonense;
- Sul Maranhense;
- Oriental do Tocantins;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Metropolitana de Belém;
- Madeira-Guaporé;
- Campinas;
- Central Mineira;
- Vale do Juruá;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Noroeste de Minas;
- Norte Fluminense.
Previsão para a virada do ano
Quem vai festejar o Réveillon deve ficar atento às condições climáticas neste sábado (31). Apesar de ser esperado muito calor com a chegada do verão, a previsão é de chuvas volumosas devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
No Sul, o tempo deve ficar estável e com poucas chuvas no último dia do ano. Além disso, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C neste sábado e no dia 1º de janeiro de 2023, inclusive na capital gaúcha, Porto Alegre. Por outro lado, Santa Catarina e Paraná podem apresentar algumas nuvens carregadas, mas não há grandes riscos de chuva forte para esses estados.
A previsão também é de tempo firme no Nordeste. Apesar disso, há probabilidade de precipitações no Maranhão, Piauí e Ceará. No litoral, pode haver chuva passageira, mas predomina o sol e o calor na virada do ano.
Por fim, no Norte do país são esperadas pancadas de chuva no oeste do Amazonas e Acre, e em parte do Pará e Amapá. Em Roraima, também estão previstos volumes de chuva forte na passagem de ano, especialmente na capital, Boa Vista.
O que evitar durante chuvas intensas?
De acordo com o Inmet, em caso de temporais com rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também não estacione veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda. Em casa, desligue o quadro geral de energia e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Se tiver dúvidas, busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).