De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje será mais um dia de chuvas intensas pelo Brasil. Em alerta publicado às 9h35 desta quinta-feira (29), o Inmet informa que pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. O aviso, que é válido até às 10h de amanhã (30), também menciona risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No verão, a ocorrência de precipitações volumosas é comum praticamente em todo o país, exceto na Região Sul, no Estado de Roraima e parte do Nordeste. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a temporada chuvosa é reforçada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto nas Regiões Norte e Nordeste, a responsável pela formação de nuves carregadas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Apesar de favorecer as safras em algumas localidades, as chuvas intensas têm causado estragos em outros. Com efeito, os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais estão entre os mais afetados.
Áreas que estão sob alerta potencial de chuvas intensas
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Goiano;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Piracicaba;
- Bauru;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Zona da Mata;
- Campo das Vertentes;
- Norte Mato-grossense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Sudeste Mato-grossense;
- Marília;
- Araraquara;
- Sul Fluminense;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Noroeste Fluminense;
- Sul Amazonense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Noroeste Goiano;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Baixadas;
- Centro Fluminense;
- Leste Rondoniense;
- Metropolitana de São Paulo;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Norte Fluminense;
- Madeira-Guaporé;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Central Mineira;
- Sudoeste Paraense;
- Itapetininga.
Veja a lista completa de municípios citados no alerta do Inmet, acessando o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Previsão para os próximos dias
Segundo o Inmet, a tendência é que as chuvas continuem pelo Brasil nos próximos dias, especialmente na região Central e Sudeste do país, com destaque para Minas Gerais que pode registrar volumes acima da média neste período.
Além disso, a área denominada Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também poderá receber precipitações significativas nos próximos dias.
No início de janeiro, mais chuvas são esperadas para São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e áreas do Centro-Oeste, com acumulados que podem ultrapassar 100mm. Parte Nordeste do Brasil também receberá pancadas de chuva nesse início de ano, enquanto no Rio Grande do Sul a previsão é de tempo seco.
Instruções do Inmet
Por fim, o Inmet orienta que os moradores evitem estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda, além de não buscarem abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas.
Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, se possível, desligar o quadro geral de energia. Caso deseje mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).