Volta ou não? Veja o que já sabemos sobre o Horário de Verão em 2023

Em novembro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma enquete para saber a opinião dos brasileiros sobre o horário de verão — mais de 66% foi favorável ao retorno da medida.

O horário de verão deixou de existir no Brasil em 2019, graças a uma decisão do atual presidente Jair Messias Bolsonaro. À época, o argumento utilizado para acabar com a alteração dos relógios nos meses de verão foi o de que a medida não proporcionava grande economia no consumo de energia elétrica em horários de pico.

continua depois da publicidade

Agora, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o assunto voltou à tona: afinal, será que o novo governo implementará o horário de verão novamente em 2023?

Horário de verão em 2023

No início de novembro, logo após os resultados das eleições, Lula fez uma enquete no Twitter, para saber a opinião de seus seguidores a respeito do tema. A enquete recebeu aproximadamente 2,3 milhões de votos e, desses, mais de 66% foram favoráveis ao retorno da medida.

Leia também

Alguns dias antes, o ator Bruno Gagliasso usou a mesma rede social para pedir ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), o retorno do horário de verão. Na ocasião, Alckmin respondeu ao ator, com emojis indicando que o pedido havia sido "registrado".

continua depois da publicidade

Por enquanto, não houve qualquer pronunciamento oficial a respeito da volta do horário de verão em 2023, mas a expectativa é a de que a medida volte a ser implementada com o governo Lula. Informações oficiais serão divulgadas pelo próprio governo federal.

O horário de verão brasileiro

O horário de verão foi implementado no Brasil em 1931, no governo de Getúlio Vargas. No Diário de Notícias de então, uma publicação a respeito do tema dizia que “A prática dessa medida, já universal, traz grandes benefícios ao público, em consequência da natural economia de luz artificial".

continua depois da publicidade

A partir daí, a medida foi adotada em alguns anos, mas sem regularidade. Só depois de 1985, devido a um período histórico de seca no Brasil, o horário diferenciado começou a ser estabelecido todos os anos.

Em 2008, um decreto presidencial instaurou o horário de verão permanentemente no país. A partir de então, o ajuste dos relógios acontecia do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do próximo ano.

Tudo mudou com o decreto de Bolsonaro em 2019, que acabou com o horário de verão e disse que “o horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas".

continua depois da publicidade

Mudanças com o horário de verão

O fato é que o ato de mudar os relógios resulta, sim, em vantagens e desvantagens diversas. Confira algumas das mudanças provocadas pela implementação do horário de verão:

  • Vantagens: economia de energia elétrica, ainda que pequena; aumento das vendas em bares e no varejo; mais segurança nas ruas; uso do espaço público; a luz solar incentiva a prática de atividades físicas.
  • Desvantagens: algumas pessoas têm dificuldade física e psicológica para se adaptar; o ciclo agropecuário sofre mudanças; falta de sincronia de horários em diversas regiões do Brasil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade