O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta sexta-feira, 23/12, com grau de severidade “perigo”, aponta previsão de chuvas intensas em mais de 1,4 mil cidades do Brasil.
O aviso tem início às 11h de hoje e é válido até às 11h de sábado, 24/12. De acordo com o Inmet, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h. Por causa disso, há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nas últimas semanas, a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem sido responsável pelo grande volume de chuvas, especialmente no centro-norte do país, nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e o sul e leste da Região Norte.
Apesar da ZCAS está se deslocando mais para o sul, esse corredor de umidade será reforçado por um ciclone extratropical que se forma próximo ao litoral do Rio de Janeiro e da costa do Espírito Santo. Com isso, é provável que as chuvas continuem com volumes elevados em grande parte do Brasil.
Áreas que podem receber grandes acumulados de chuvas
- Nordeste Paraense;
- Sul Cearense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Noroeste Cearense;
- Sudeste Piauiense;
- Sertões Cearenses;
- Leste Maranhense;
- São Francisco Pernambucano;
- Marajó;
- Centro-Norte Piauiense;
- Leste Goiano;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Norte Maranhense;
- Sul Baiano;
- Oriental do Tocantins;
- Baixo Amazonas;
- Jequitinhonha;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Sul Maranhense;
- Sudoeste Piauiense;
- Norte do Amapá;
- Centro Norte Baiano;
- Norte Cearense;
- Metropolitana de Belém;
- Extremo Oeste Baiano;
- Nordeste Baiano;
- Centro-Sul Cearense;
- Sul Amazonense;
- Centro Maranhense;
- Sertão Pernambucano;
- Noroeste de Minas;
- Leste Rondoniense;
- Norte Piauiense;
- Sertão Paraibano;
- Noroeste Espírito-santense;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Madeira-Guaporé;
- Sul do Amapá;
- Sertão Alagoano;
Jaguaribe; - Oeste Potiguar;
- Centro Amazonense;
- Noroeste Goiano.
Acesse o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) para conferir a lista completa de cidades onde pode chover nas próximas horas, conforme alerta do Inmet.
Recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia
As instruções do Inmet são para que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, o órgão orienta que as pessoas evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em casa, se possível, desconecte os aparelhos elétricos das tomadas e desligue o quadro geral de energia. Por fim, caso deseje obter mais informações, acione à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).