O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), alerta de chuvas intensas para 950 cidades do país. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. O alerta, emitido às 11h de hoje, tem validade até às 11h desta terça-feira (20/12).
De acordo com o instituto, há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores, e de descargas elétricas nas áreas citadas no comunicado. O órgão ainda orienta que, em caso de temporais, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores devido aos riscos mencionados anteriormente.
Áreas sob potencial risco de chuvas intensas
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Zona da Mata;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Central Espírito-santense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Sul Espírito-santense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte Goiano;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Centro Amazonense;
- Noroeste Fluminense;
- Sul Amazonense;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Noroeste Goiano;
- Oeste de Minas;
- Jequitinhonha;
- Noroeste de Minas;
- Vale do Mucuri;
- Norte Amazonense;
- Norte de Minas;
- Distrito Federal;
- Norte Fluminense;
- Campo das Vertentes;
- Extremo Oeste Baiano;
- Sudeste Paraense;
- Sudoeste Amazonense;
- Centro Fluminense.
Acesse o site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e confira a lista completa de cidades que podem ser afetadas com maiores precipitações a partir desta segunda.
ZCAS continua provocando chuvas no país
A influência do corredor de umidade sobre o país, que deveria ter perdido força no último domingo, ainda favorece a formação de nuvens carregadas do Amazonas até a Bahia, passando por Minas Gerais e o Espírito Santo.
Desse modo, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua deixando o tempo instável nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Esse sistema meteorológico é caracterizado por um intenso corredor de nebulosidade e chuva, com orientação noroeste-sudeste, que se estende desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do oceano Atlântico Sul.
Em suma, a ZCAS é formada quando o ar quente e úmido, da região amazônica, se encontra com o ar frio, vindo do sul do nosso continente. Portanto, esse cruzamento de massas de ar de temperaturas opostas é o responsável pelas chuvas que tem assolado o Brasil nas últimas semanas.
O que fazer durante chuvas intensas?
Em caso de temporais, além de não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar próximo de torres de transmissão e placas de propaganda, o Inmet recomenda que os moradores desconectem os aparelhos das tomadas e desliguem o quadro geral de energia, se possível.
Para situações de emergência ou para outras informações, basta acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).