O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, com grau de severidade “perigo”, em mais de 500 cidades do país. O aviso, publicado às 09h25 de hoje (16), é válido até às 10h deste sábado (17/12).
A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60k/h a 100 km/h. O instituto ainda cita risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
As precipitações devem atingir localidades da região Sudeste e Centro-Oeste do país, como Norte Goiano, Centro Goiano, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Noroeste de Minas, Litoral Norte Espírito-santense e outras áreas listadas abaixo.
Áreas que podem ser afetadas
- Leste Goiano;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Nordeste Mato-grossense;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Sul Baiano;
- Oriental do Tocantins;
- Jequitinhonha;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte Goiano;
- Centro Goiano;
- Noroeste Goiano;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Noroeste de Minas;
- Extremo Oeste Baiano;
- Distrito Federal;
- Madeira-Guaporé;
- Sudeste Mato-grossense;
- Centro Sul Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Sudeste Paraense;
- Noroeste Espírito-santense.
A lista completa de cidades que podem sofrer com chuvas intensas nas próximas horas está disponível no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
Tendência para os próximos dias
O novo corredor de umidade criado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é responsável pelas áreas de instabilidade e formação de nuvens carregadas em parte do Nordeste, no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Assim, até o próximo domingo (18/12), a previsão é de grandes precipitações (chuva forte/volumosa e rajadas de vento moderadas a fortes) na maioria das regiões brasileiras.
Além disso, segundo o Inmet, as temperaturas ficarão dentro da média, com pequenas variações tanto nas máximas quanto nas mínimas, em todo território brasileiro.
Além da ZCAS, o mês de dezembro também sofrerá com a influência do La Niña que está em seu episódio triplo, ou seja, ocorre desde 2020. Assim, os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de áreas do Norte e Centro-Oeste poderão receber acumulados mais significativos até o final de dezembro.
Veja o que fazer em caso de chuvas intensas
Em caso de temporais com raios e rajadas de vento:
- Procure não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos perto de placas de propaganda e torres de transmissão;
- Não use aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e se possível desligue o quadro geral de energia.
Se quiser mais informações acione à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).