INMET divulga boletim com previsão do tempo para os próximos dias

Confira a previsão de chuva no país para os próximos dias, bem como as temperaturas máximas e mínimas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou boletim com a previsão do tempo para os próximos dias, mais especificamente para os dias 13 a 20 dezembro. De acordo com a previsão do órgão, nesse período, os maiores acumulados de chuvas – maiores que 50 mm – poderão estar na faixa noroeste-sudeste do país. Já no centro-sul do país, extremo norte e leste da região Nordeste são previstos baixos acumulados inferiores a 30 mm. Confira, a seguir, previsão do tempo completa para os dias 13 a 20 de dezembro.

Previsão do tempo para os próximos dias: região Norte

Para a região Norte, são previstos acumulados de chuva maiores que 50 mm no sul da região, principalmente em Tocantins, centro-sul do Pará e oeste do Acre. Já nas áreas mais ao norte, os volumes de chuva previstos são baixos, não ultrapassando os 30mm.

Previsão do tempo para os próximos dias: região Nordeste

Nos próximos dias, na região Nordeste, os maiores volumes de chuva vão se concentrar em áreas do MATOPIBA e centro-sul da Bahia, com acumulados que poderão ultrapassar 50mm. Os baixos acumulados de chuvas vão ocorrer no Ceará, Rio Grande do Norte e costa leste. Nessas áreas, os volumes de chuva serão inferiores a 20 mm.

Previsão do tempo para os próximos dias: região Centro-Oeste

Já na região Centro-Oeste, os maiores volumes de chuva vão se concentrar em grande parte de Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. Nessas áreas, os volumes de chuva podem ultrapassar 80 mm.

Nas demais áreas do Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ser maiores que 55mm. Já nas demais áreas, como a exemplo do leste de Mato Grosso do Sul são previstos acumulados em torno de 35 mm.

Previsão do tempo para os próximos dias: região Sudeste

Entre os dias 13 e 20 de dezembro, na região Sudeste, os maiores acumulados de chuva podem ocorrer em grande parte do centro e norte de Minais Gerais, norte do Rio de Janeiro e nos Espírito Santo. Nessas áreas, os volumes de chuva podem ultrapassar 80 mm.

Enquanto isso, em grande parte de São Paulo e áreas do centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, os volumes de chuva não chegam a 50 mm.

Previsão do tempo para os próximos dias: região Sul

Na região Sul, são previstos baixos acumulados de chuva em grande parte da região. Em áreas do Paraná e Santa Catarina, os volumes podem ficar em torno de 30 mm. No Rio Grande do Sul, os volumes não devem ultrapassar 20 mm.

E as temperaturas, como ficarão nos próximos dias?

Segundo o INMET, durante o período que começou no dia 5 de dezembro e vai até o dia 20 de dezembro, há a previsão de temperaturas máximas maiores que 30ºC em grande parte do centro-sul e faixa no norte do país.

Nas áreas do oeste de Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, além de áreas ao norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte a temperatura máxima pode ultrapassar os 36 º C. Já entre áreas do centro e norte de Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia e Tocantins, as temperaturas máximas devem ficar entre 24º C e 30º C.

Em relação à temperatura mínima, de maneira geral, ela deve variar entre 22º C e 28º C em grande parte da região Norte, Centro-Oeste, norte e oeste do Nordeste. No oeste do Rio Grande do Sul e noroeste de Mato Grosso do Sul, a temperatura mínima pode ultrapassar dos 28º C.

Na faixa leste do país, entre áreas de Santa Catarina até o Estado da Paraíba, as temperaturas mínimas podem ficar entre 18º C e 24º C. Nas áreas pontuais da Serra da Mantiqueira, as temperaturas mínimas podem não ultrapassar os 18º C.

Leia também

você pode gostar também

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.