Gov.br: Governo anuncia novas funcionalidades da plataforma

O governo anunciou recentemente novas funcionalidades da plataforma do gov.br, com atualizações do Protocolo Digital, serviço de protocolamento de documentos.

O governo anunciou, neste mês de dezembro, novas funcionalidades da plataforma gov.br para o Protocolo Digital. O sistema permite que os cidadãos possam protocolar documentos de forma remota em órgãos públicos por meio do portal.

Atualmente, a nova versão está sendo implementada em modo piloto, mas deve ser expandida no ano que vem. O serviço possui agora uma integração ao login de representantes de pessoas jurídicas e outra novidade, o módulo de resposta.

Esta novidade oferece ao órgão público uma oportunidade de se comunicar com o cidadão de uma maneira mais simples, completamente digital, junto do Sistema de Processo Eletrônico (SPE).

Por meio do SPE, o setor responsável de um órgão pode solicitar ajustes, novas informações e ainda encaminhar a resposta final ao responsável.

Sobre o Protocolo Digital do gov.br

O retorno sobre a solicitação é recebido diretamente pela plataforma gov.br, onde ela foi realizada. No momento em que o órgão envia a resposta, o solicitante recebe uma notificação, concluindo então a demanda. Quando a resposta é acessada, o módulo ainda emite um documento automático, comprovando seu recebimento.

Esta atualização facilita a interação com o órgão, agilizando o atendimento ao cidadão. Da mesma forma, o tempo e os recursos públicos necessários são otimizados, tornando o processo ainda mais eficiente e transparente para todos.

O Protocolo Digital foi criado em junho de 2020. Desde então, mais de 1 milhão de protocolos já foram abertos de forma digital pelos cidadãos.

Outra novidade é o cadastro de colaboradores para protocolar documentos em nome de uma empresa. Este procedimento pode ser feito pelo próprio gov.br, e para mais informações, basta acessar o tutorial.

Por meio deste sistema, cidadãos e empresas podem facilmente enviar solicitações, requerimentos, novos pedidos e outros documentos de forma prática, eletrônica e sem custos, sem que seja necessário se deslocar ou gastar com a correspondência.

Todas as solicitações podem ser acompanhadas pelo gov.br, e na página do Protocolo Digital, é possível acessar a lista de órgãos que já oferecem serviços para a população.

Sistema do Protocolo Digital

A nova atualização, a versão 7 do Protocolo Digital e seu módulo de resposta, são compatíveis com o Sistema Eletrônico de Informações na versão 4.0 ou superior, bem como com o Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede (Super.gov.br).

No caso de órgãos que não tenham o Protocolo Digital, basta conferir mais informações sobre o processo de adesão no Portal do PEN.

Este serviço pode ser utilizado por pessoas físicas na qualidade de interessadas ou representantes de empresas, associações da sociedade civil ou órgãos e entidades da administração pública. Vale lembrar que é necessário ter um cadastro no gov.br, mas quem não possui uma conta, é preciso se cadastrar.

No geral, a solução está disponível para todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional pelo Departamento do Processo Eletrônico Nacional em Rede em parceria com a Secretaria de Governo Digital, sendo que ambas pertencem ao Ministério da Economia.

O Protocolo Digital responde a várias exigências da sociedade e dos órgãos públicos. Seu objetivo é fomentar o processo de digitalização do atendimento de protocolo constantemente prestado à sociedade, tornando-o cada vez mais acessível, simples e rápido.

Leia também

você pode gostar também

Novidades do MEI 2023: veja o que muda para os empreendedores

Os microempreendedores individuais (MEIs) precisam ficar de olho no reajuste dos valores de contribuição e outras mudanças que ocorrerão neste ano de 2023.

Projeto regulamenta NOVA profissão no setor de turismo

O Projeto de Lei em tramitação no Senado Federal pretende regulamentar uma nova profissão no setor de turismo, a fim de promover mais segurança aos trabalhadores e viajantes.

Brasil criou 2 milhões de postos de trabalho em 2022, segundo o Caged

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, houve saldo positivo de postos de trabalho com carteira assinada em 2022.

Valores a Receber: Banco Central alerta para golpe do dinheiro esquecido

Criminosos estão divulgando uma oferta falsa a respeito de montantes supostamente esquecidos no BC; veja como se proteger.

Reforma Tributária deve ser votada sem aumento nos impostos

De acordo com declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a reforma tributária deve ser neutra, sem aumento nos impostos.

Guia mensal do MEI 2023 já pode ser emitida com os valores atualizados

Reajuste do pagamento mensal está vigente. Taxas para microempreendedores individuais variam de R$ 66 a R$ 162.