O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo pago anualmente por todos os proprietários de veículos. De acordo com a Zapay, uma startup de tecnologia e pagamentos de despesas com veículos, o IPVA 2023 terá 10% de alta no país, em média.
É provável que o reajuste se dê por conta do aumento no preço de veículos novos e usados, mais uma vez. Em São Paulo, por exemplo, o reajuste médio no valor do IPVA ficou 22,54%, em média.
Vale lembrar que, de um estado para o outro, o valor da alíquota cobrada pelo imposto pode oscilar. No Estado de São Paulo, a alíquota é de 4%, enquanto no Pará equivale a 2,5% do valor venal do veículo.
Da mesma forma, o que pode mudar de uma unidade da Federação para outra é a definição de cada Detran. Além da alíquota, os departamentos alteram as datas e prazos para pagamento e os descontos para pagamento à vista oferecidos.
O único padrão em todos os estados é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que serve de referência para determinar o valor de cada veículo.
Como calcular o valor do IPVA 2023
Cidadãos que desejam reservar uma parcela do 13ª salário para pagar o IPVA devem ter uma ideia de quanto o imposto pode valer. O cálculo é simples: é preciso pegar o valor venal do veículo na tabela Fipe deste ano, multiplicando pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio.
Como informado anteriormente, em São Paulo, por exemplo, o valor do imposto é de 4% do valor do veículo. Caso o carro seja zero, é preciso trocar o valor venal pelo valor da nota fiscal. A fórmula utilizada é a seguinte: valor do carro em setembro de 2022 x 4%, que equivale ao IPVA 2023.
Já veículos que são movidos apenas a gás e energia elétrica pagam menos imposto, de apenas 3%. Dependendo da idade do veículo, ainda é possível conseguir isenção total do imposto.
Outra alternativa para descobrir a estimativa de quanto será preciso pagar de IPVA é utilizar o site da Zapay, uma ferramenta de cálculo automático. Para isso, basta informar a placa do veículo e um endereço de e-mail.
Por sua vez, o pagamento do IPVA pode ser feito por dois endereços. É possível acessar o site do Detran ou Secretaria de Fazenda do estado de residência do motorista, buscando pelos débitos na aba “Consulta de Débitos” ou qualquer opção similar.
Logo em seguida, é necessário preencher o número do Renavam, a placa do carro e demais informações, selecionando então os débitos os quais os boletos serão gerados, e efetuando o pagamento à vista no banco conveniado ao Detran do estado.
Questões do pagamento
A quitação do IPVA em apenas uma parcela pode gerar benefícios aos contribuintes. Aqueles que desejarem parcelar o valor também recebem descontos especiais. Seja como for, o mais importante é analisar as finanças e definir a melhor forma de pagamento.
Deste modo, quem se organizou em 2022 e guardou o dinheiro do imposto para o próximo ano deve pagá-lo em parcela única, algo que não comprometerá o orçamento dos próximos meses. Quem não tiver a quantia necessária pode optar pelo parcelamento.
A sugestão é dividir o valor no menor número de parcelas possível, em até cinco meses. Vale lembrar que o atraso pode gerar consequências como multas por dia mais juros, nome inserido na dívida ativa e até mesmo apreensão do veículo.