CTB: Comissão da Câmara aprova aumento de pena para motorista não habilitado

Projeto amplia punições para condutores sem carteira e, também, àqueles com CNH vencida ou provisória.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou na última sexta-feira, 2, projeto de lei que aumenta as penas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para três tipos de motoristas: não habilitados, com carteira vencida e recém-habilitados que tenham cometido infração grave.

continua depois da publicidade

Atualmente, condutores sem habilitação para dirigir são punidos com multa e retenção do veículo. Segundo o texto aprovado na comissão, uma terceira penalidade poderá ser acrescentada: a proibição de requerer a CNH durante o período de seis meses. A proposta tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados.

Nos três casos, o texto aprovado mantém as sanções já aplicadas, com acréscimo de novas punições. Confira a seguir o que muda e qual o próximo passo para que a proposta vire lei.

O que muda para motoristas sem CNH, com carteira vencida ou provisória?

Leia também
regras de trânsito, novas regras de trânsito, regra de trânsito

Projeto aumenta punições para motoristas sem carteira, com CNH provisória ou vencida. Montagem: Pixabay - Canva Pro

Motoristas não habilitados

A proposta determina que quem for pego dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação não poderá requerer o documento pelo período de seis meses. E seguirá sujeito à legislação vigente: multa de R$ 880,41 (infração gravíssima) e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

continua depois da publicidade

Motoristas com carteira vencida

Atualmente, também já são aplicadas multa no valor de R$ 293,47, retenção veicular e perda de sete pontos para quem está há mais de trinta dias com a CNH vencida. A proposta é que, além disso, o documento também seja retido.

Motoristas infratores com licença provisória

Pelo texto aprovado na Comissão de Viação, motoristas com licença provisória, isto é, no primeiro ano de carteira, só poderão reiniciar o processo de habilitação (novos exames, aulas e provas) após decorridos todos os prazos das penalidades.

continua depois da publicidade

Atualmente, é possível reiniciá-lo na data em que já seria recebida a habilitação definitiva, um ano após a concessão da provisória.

Como funciona a tramitação e qual o próximo passo?

O texto é de autoria da deputada federal Christiane Yared (PP-PR), que em 2021 já havia elaborado dois projetos de lei sobre o  assunto (PLs 1.188 e 1.205/21). A nova proposta tramita em caráter conclusivo, isto é, tem passado por comissões específicas da Câmara.

Aprovada recentemente na de Viação e Transportes, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovado sem recurso contrário de 52 deputados, o projeto será encaminhado diretamente ao Senado, onde estará sujeito à apreciação parlamentar.

continua depois da publicidade

Em último caso, o aval definitivo para que passe a ser lei dependerá de sanção presidencial.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade