A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, conhecida popularmente como Correios, é uma empresa pública federal responsável por executar vários serviços de envio e entregas no Brasil e para o exterior.
No período de Black Friday, as demandas de serviços feitos pelos Correios aumentam bastante, dessa forma, a empresa criou um aprimoramento no sistema de rastreio de encomendas feitas por meio do Sedex, nas modalidades de: Sedex convencional, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje.
Desse modo, de acordo com a estatal, será possível de maneira bem simples, que dependendo da sua localidade, o destinatário receba informações sobre a entrega do seu produto diretamente em seu celular e em tempo real. Veja a seguir como usar este novo serviço oferecido pelos Correios.
Como funciona essa ferramenta dos Correios?
Os Correios são a empresa que mais efetua entregas no Brasil, no ano passado, foi registrado a entrega de aproximadamente 2,29 milhões de encomendas por dia. Já neste ano, a empresa tem efetuado cerca de 2,4 milhões de encomendas (nacionais e internacionais) por dia.
Grande parte desses números são aumentados com a Black Friday, que é o momento em que as pessoas mais efetuam suas compras para aproveitar os descontos e promoções ofertados na data.
Diante disso, a demanda aumenta consideravelmente, assim, para facilitar o acompanhamento das entregas, a nova ferramenta veio para possibilitar ao destinatário receber as informações da entrega em tempo real.
Os Correios ainda esclareceram que para usufruir desta ferramenta não é preciso pagar a mais para o rastreamento. Logo, para ter acesso, basta informar o número de telefone do destinatário durante a postagem ou pré-postagem de seu produto ou correspondência, para receber uma mensagem (SMS) com as informações sobre onde se encontra a sua encomenda.
Vale destacar que, quando o carteiro sair para efetuar a entrega do objeto, o destinatário será avisado de que a sua encomenda se encontra em rota de distribuição.
Além disso, quando a encomenda estiver próxima do endereço do destino final, o cliente receberá um link em seu celular para acompanhar a entrega via mapa da cidade em tempo real, sendo possível a interação com o entregador.
Em quais locais está disponível esse recurso?
A nova ferramenta está disponível para clientes dos Correios das seguintes regiões do Brasil:
- Maceió (AL);
- Salvador (BA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Fortaleza (CE);
- Vitória (ES);
- Governador Valadares (MG);
- Varginha (MG);
- Montes Claros (MG);
- Uberlândia (MG);
- Cuiabá (MT);
- Belém (PA);
- João Pessoa (PB);
- Jaboatão dos Guararapes (PE);
- Recife (PE);
- Teresina (PI);
- Maringá (PR);
- Curitiba (PR);
- Londrina (PR);
- Rio de janeiro (RJ);
- Petrópolis (RJ);
- Campos dos Goytacazes (RJ);
- Natal (RN);
- Novo Hamburgo (RS);
- Caxias do Sul (RS);
- Porto Alegre (RS);
- Gravataí (RS);
- Santa Maria (RS);
- São José (SC);
- Florianópolis (SC);
- Itajaí (SC);
- Aracaju (SE);
- São José dos Campos (SP);
- Jundiaí (SP);
- Limeira (SP);
- Franca (SP);
- São José do Rio Preto (SP);
- São Paulo (SP);
- Barueri (SP);
- Santo André (SP);
- Osasco (SP);
- Guarulhos (SP);
- São Bernardo do Campo (SP);
- Palmas (TO).
Por fim, para as demais modalidades de entrega e localidades, o serviço de rastreamento das encomendas continua disponível normalmente para consulta no site ou aplicativo dos Correios.