IBGE: é possível participar do Censo 2022 online; saiba como

Responder o Censo é uma obrigação legal, de acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, sujeito à multa de até dez vezes o valor do salário mínimo.

Desde 1º de agosto está sendo realizado o Censo Demográfico 2022. Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram um levantamento sobre o perfil e densidade populacional do país.

Contudo, desde então, muitos dos recenseadores encontram problemas para coletar as informações dos moradores, especialmente em condomínios, onde se deparam com portarias fechadas.

Desse modo, uma coisa que muita gente desconhece é que se recusar responder ao IBGE pode render multa. Participar do Censo é uma obrigação legal, segundo a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, que afirma o seguinte:

“Toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”.

O que acontece se você não participar do Censo 2022?

O cidadão que se recusar a fornecer as informações solicitadas ou mentir nas respostas está sujeito à multa de até 10 vezes o valor do salário mínimo, aproximadamente R$ 12 mil.

No caso de alguém ter se recusado a responder o Censo em outra ocasião, ou seja, em caso de reincidência a multa pode dobrar. Porém, se o infrator responder o questionário dentro do prazo estabelecido no auto da infração, a cobrança pode ser evitada.

Como participar do Censo 2022 online?

Para quem não sabe, também é possível responder o questionário do Censo 2022 de forma online, porém, mediante algumas regras.

A primeira é que o questionário só pode ser respondido pela internet depois da visita do recenseador no domicílio. Durante a visita, o recenseador entrega um ticket eletrônico para o cidadão ter acesso ao questionário e respondê-lo num prazo de 7 dias.

As perguntas envolvem temas como educação, trabalho, deficiência, cor ou raça, nupcialidade, rendimento, características das residências, entre outras.

Nesta modalidade, o IBGE ainda fornece um suporte para sanar dúvidas. O Centro de Apoio ao Censo (CAC) está disponível por meio do número 0800 721 8181, prestando atendimento todos os dias, das 8h às 21h30.

Você pode ligar gratuitamente neste telefone, mas fique atento ao horário de atendimento do CAC para conseguir ser atendido.

Caso o cidadão não consiga responder o questionário no prazo estipulado, ele irá receber novamente a visita do recenseador para realizar a entrevista de forma presencial.

Por que é importante responder o questionário do Censo?

Segundo o IBGE, o Censo contribui para:

  • Saber sobre nascimentos e mortes para elaboração de estimativas populacionais;
  • Conhecer a população residente, auxiliando na formulação de políticas públicas;
  • Apoiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada município;
  • Dar suporte à pesquisas acadêmicas, materiais jornalísticos e estratégias da iniciativa privada;

Por fim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pretende coletar os dados em 89 milhões de endereços em todas as cidades brasileiras, além de aldeias indígenas e áreas quilombolas.

Leia também

você pode gostar também

Estágio Caixa tem 6,8 mil vagas abertas; saiba como se inscrever

Estágio Caixa Econômica Federal é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Veja como participar.

Pagamento em cheque cai em desuso e Pix pode ter influenciado

Pagamento por meio de cheque especial segue caindo. Redução chega a 94% em comparação com o ano de 1995.

Venda de férias está prevista na CLT; veja as regras e como funciona

Comum entre os trabalhadores, prática acontece em empresas, entretanto existem algumas regras e limites previstos na lei para a venda de férias.

IPTU atrasado gera multa para o contribuinte

A multa para o contribuinte que não paga o IPTU no prazo correto é acumulativa, e varia de acordo com o período de inadimplência do cidadão.

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.