O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, na manhã desta quinta-feira, 24, cujo grau de severidade é de perigo, para mais de 760 municípios brasileiros.
O aviso, válido entre às 10h20 de hoje e às 10h de sexta-feira, 25 de novembro, tem relação com a previsão de tempestades e ventos fortes em todo o país.
De acordo com o Inmet, os brasileiros devem ter cautela em relação às chuvas intensas e aos ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h — conforme é estipulado pela Escala Beaufort, que mede a intensidade de fenômenos meteorológicos, ventos entre 89 km/h e 102 km/h são considerados “tempestade”.
Por isso, como toda ocorrência do gênero, é possível que haja queda de energia em algumas regiões do país. As tempestades também podem trazer outras consequências, como queda de galhos de árvores, alagamentos, desabamentos de estruturas, descargas elétricas e acidentes de trânsito.
O que fazer em caso de tempestade?
É muito importante se proteger sempre que houver ventos e chuvas fortes. Para ajudar você a colocar em prática as principais medidas de segurança, separamos algumas dicas. Confira a seguir:
- Quando o vento estiver com rajadas muito fortes, não é uma boa ideia se esconder embaixo de árvores, já que os galhos podem cair. Além disso, as árvores podem atrair descargas elétricas. Busque abrigo em ambientes seguros e cobertos, como supermercados ou outros estabelecimentos comerciais;
- Não fique em locais muito abertos, como campos esportivos, pois essas áreas estão mais sujeitas a descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, também é importante não ficar em praias e piscinas;
- Evite o contato com estruturas metálicas compridas, como cercas de arame e tubulações, pois elas também conduzem eletricidade;
- Se puder, não dirija enquanto a chuva estiver muito forte, mas se não tiver outra opção, lembre-se de dirigir em velocidade reduzida e com os faróis ligados;
- Evite estacionar seu carro ao lado de torres de transmissão, postes de luz e placas de propaganda;
- Sempre que possível, desligue aparelhos elétricos da tomada e também o quadro geral de energia;
- Só use o telefone fixo residencial em caso de emergência;
- Se for preciso pedir ajuda, ligue para a Defesa Civil, pelo 199, ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Áreas afetadas
O alerta do Inmet foi direcionado para mais de 760 cidades em todo o Brasil. Para saber se o seu município está entre os que podem ser afetados pelas tempestades, clique aqui e digite o nome da cidade no campo de busca.
Confira as áreas que podem ser afetadas com tempestades entre 10h20 desta quinta (24) até 10h de sexta (25/11):
- Centro Sul Baiano;
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Goiano;
- Centro Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Vale do Mucuri;
- Norte de Minas;
- Sul Baiano;
- Baixo Amazonas;
- Oriental do Tocantins;
- Jequitinhonha;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Norte de Roraima;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Sul Maranhense;
- Centro Amazonense;
- Extremo Oeste Baiano;
- Sul Amazonense;
- Noroeste Goiano;
- Norte Amazonense;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Sudoeste Piauiense;
- Noroeste Espírito-santense;
- Madeira-Guaporé;
- Sul de Roraima;
- Litoral Norte Espírito-santense;
- Centro Maranhense; e
- Leste Maranhense.