Mais de mil municípios brasileiros estão sob o risco de receber chuvas intensas ou mesmo tempestades nas próximas horas. É o que revela o novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo válido até às 10h00 de quinta-feira (24/11).
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma o comunicado do instituto, publicado no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), nesta quarta-feira (23).
Segundo a Escala Beaufort, usada para classificar a intensidade, um vento com a velocidade entre 89 km/h e 102 km/h é classificado como “tempestade”. Assim, quedas de árvores, deslizamentos e desabamento de estruturas são alguns dos riscos. Veja as áreas afetadas, de acordo com o Inmet, logo abaixo.
Áreas que poderão ser afetadas por tempestades
Ao todo, 39 áreas do Brasil estão incluídas no alerta para tempestades, e por isso, é preciso atenção redobrada para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No comunicado, o Inmet afirma que as possíveis áreas a serem afetadas pelas chuvas intensas são:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Central Mineira;
- Ocidental do Tocantins;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Sul Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Oeste de Minas;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Zona da Mata;
- Campo das Vertentes;
- Oriental do Tocantins;
- Norte Mato-grossense;
- Leste Rondoniense;
- Sudoeste Paraense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Norte Goiano;
- Região Metropolitana de Belo Horizonte;
- Extremo Oeste Baiano;
- Sul Fluminense;
- Sul Amazonense;
- Noroeste Goiano;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Baixadas;
- Centro Fluminense;
- Noroeste de Minas;
- Região Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Norte de Minas;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Distrito Federal;
- Centro Sul Baiano;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Jequitinhonha;
- Sudeste Paraense;
- Madeira-Guaporé.
Alerta do Inmet segue válido para até as 10h desta quinta-feira, dia 24 de novembro de 2022.
O que fazer durante as tempestades?
Durante uma tempestade, é importante ficar longe de lugares abertos, como campos esportivos, pois há risco de descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, também é aconselhável ficar fora da água e não tomar banho no mar ou em piscinas.
Além disso, quando um raio entra em contato com a água, causa uma grande dispersão de energia. Embora a eletricidade seja transmitida por toda a massa e apenas uma parte chegue ao banhista, o risco de ser eletrocutado ainda existe.
Também não é aconselhável refugiar-se debaixo de árvores ou perto de objetos isolados como outdoors ou postes de luz. É importante evitar o contato com estruturas metálicas longas como tubulações ou cercas de arame, pois são bons condutores de eletricidade.
Se estiver no carro, evite estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Por fim, dentro de casa, durante a tempestade não use aparelhos elétricos; use o telefone apenas em caso de emergência.
Em caso de dúvidas, busque informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).