INMET alerta sobre risco de chuvas intensas em mais de 130 cidades do país

Aviso vale até as 10h de quarta-feira (23/11). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (22) um alerta de perigo de chuvas intensas para mais 130 cidades brasileiras. O aviso, publicado no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), vale até as 10h de amanhã, quarta-feira (23).

Leia também

Nas cidades com alerta, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, é preciso ter atenção redobrada durante as chuvas, pois há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A intensidade dos ventos deve ficar entre 60 e 100 km/h. Confira as áreas afetadas a seguir.

Regiões que podem ser afetadas

O ar quente e úmido que se espalha pelo país e a circulação dos ventos, em diferentes camadas da atmosfera, facilita a formação de muitas áreas instáveis em parte do Sudeste, Sul, do Norte e do Centro-Oeste do Brasil. Além disso, uma frente fria avança pelo litoral do Rio Grande do Sul contribui para a formação de nuvens carregadas na região.

Por outro lado, áreas de instabilidade atuam com menos força sobre o norte do Nordeste e na Região Norte. Confira onde há risco de chuva volumosa entre esta terça (22) e quarta (23/11):

  • Vale do Acre;
  • Leste Rondoniense;
  • Centro Amazonense;
  • Sudoeste Amazonense;
  • Norte Mato-grossense;
  • Sul Amazonense;
  • Madeira-Guaporé;
  • Sudoeste Mato-grossense;
  • Vale do Juruá;
  • Norte Amazonense.

Previsão de tempo quente no restante do país

Os riscos de temporais aumentarão no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, especialmente na área que vai de Goiás até o interior de São Paulo. No Norte e no Nordeste, o volume de chuvas deve diminuir, se comparado as últimas semanas, entretanto, a tendência é de aumento à medida em que o mês de dezembro se aproxima.

Apesar das chuvas, o calor continua intenso em quase todas as regiões – exceto no Sul, por causa da frente fria que se aproxima. São Paulo terá máxima acima dos 30°C – ficará, portanto, acima de algumas cidades do Nordeste, como Maceió, com 28°C. Curitiba terá 26°C, e Porto Alegre, 24°C. Teresina deverá ser a capital mais quente, com 36°C.

Medidas de autoproteção em caso de chuvas intensas

O alerta divulgado pelo Inmet tem grau de severidade marcado como “Perigo”, destacado em cor laranja. Por isso, no caso de chuvas intensas e tempestades, o Inmet recomenda que a população adote algumas medidas de prevenção, como:

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Em caso de ventania, não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
  • Não parar ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de chuvas;
  • Em caso de emergência buscar ajuda da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia também


você pode gostar também

Multi+: rival da Netflix chega ao Brasil com assinatura acessível; veja valores

Você já conhece a Multi+? Ela é o novo serviço de streaming que chegou ao mercado brasileiro com preços bastante atrativos. Leia e descubra como funciona seus planos de assinatura.

Como será o tempo no mês de dezembro? INMET divulga a previsão

Semelhante ao que aconteceu nos últimos meses, a chuva deve se intensificar em alguns estados e aplacar em outros por causa do fenômeno natural La Niña.

Escavação no Coliseu encontra vestígios alimentares de 2 mil anos atrás

A construção do Coliseu começou sob o governo de Vespasiano, em 72 d.C., e foi concluída oito anos depois, durante o império de Tito.

Cadastro Positivo oferece benefícios a bons motoristas; saiba participar

O Registro Nacional Positivo de Condutores oferece benefícios aos bons motoristas, como descontos e incentivos pela conduta no trânsito. Porém, existem regras específicas para participar.

Projeto prevê limite de juros em consignado para famílias de baixa renda

O projeto em tramitação no Senado Federal possui como principal objetivo controlar o endividamento das famílias brasileiras de baixa renda, por conta dos juros acumulados através dos empréstimos consignados no país.

INMET alerta: risco de tempestade e chuvas intensas em mais de 1,6 mil cidades

Avisos de chuvas intensas e tempestade são válidos até às 10h deste sábado (03/12), segundo o órgão. Veja áreas que podem ser afetadas.