O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) liberou alerta de perigo para algumas localidades do Brasil. De acordo com o informe, há risco de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do país e em parte da região Sudeste. A informação foi publicada no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS).
No portal, o INMET afirmou que o aviso fica válido das 9h38 desta quinta-feira (17/11), quando foi publicado, até as 10h da sexta-feira (18/11). A previsão é de que haja chuva de 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 e 100 milímetros por dia. Nesse período, também deve haver ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h.
Em quais regiões há risco de chuvas intensas?
Moradores do estado da Bahia devem ser os mais afetados pelas tempestades anunciadas, mas outras localidades também foram incluídas no aviso. Segundo o INMET, o risco de chuvas intensas é para as seguintes áreas:
- Centro Sul Baiano;
- Ocidental do Tocantins;
- Sudeste Paraense;
- Norte de Minas;
- Oriental do Tocantins;
- Sudoeste Paraense;
- Sul Maranhense;
- Extremo Oeste Baiano;
- Vale São-Franciscano da Bahia;
- Centro Norte Baiano;
- Sudoeste Piauiense;
- Baixo Amazonas.
A previsão mostra que mais de 260 municípios devem ser atingidos. O alerta ainda chama a atenção para riscos de queda de energia e descargas elétricas. Há ainda a possibilidade de alagamentos e de galhos de árvore caírem. Por isso, é preciso ter bastante cuidado.
O que fazer em caso de chuvas intensas?
Conforme está no site Alert-AS, o grau de severidade percebido pelo INMET é de “Perigo”, marcado em cor laranja. Segundo o Instituto, isso indica que as pessoas devem se manter vigilantes e atentas às condições meteorológicas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, diz o portal.
Como as tempestades e chuvas intensas podem causar vários riscos à população, o INMET definiu algumas instruções para as pessoas lidarem com a mudança de clima. Veja quais são:
- Caso houver rajadas de vento, é aconselhado não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Isso porque, nessas situações, pode haver risco de queda de galhos e descargas elétricas;
- Durante as chuvas e ventos, é válido desligar aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia.
Quem precisar de mais informações sobre as possíveis tempestades deve entrar em contato com a Defesa Civil, no número 199. As dúvidas também podem ser sanadas junto ao Corpo de Bombeiros, discando 193.