No dia 20 de novembro, milhões de pessoas celebram o Dia da Consciência Negra. A data, relativamente recente, criada na década de 1970, vem ganhando mais notoriedade a cada ano. Com isso, muitos brasileiros já possuem dúvida sobre o dia ser ou não um feriado nacional.
Vale lembrar que, em 2022, a data cairá em um domingo, ou seja, a maioria das pessoas naturalmente já iriam ficar sem trabalhar e bancos não abrirão. Além disso, o dia irá marcar a abertura da Copa do Mundo da FIFA, realizada no Catar.
Dia da Consciência Negra ainda não é feriado nacional
Em alguns estados e municípios, o Dia da Consciência Negra já é feriado local. Em outros países, como nos Estados Unidos, existem feriados com temáticas semelhantes. No caso dos americanos, a data escolhida foi a da morte de Martin Luther King, um dos maiores ativistas dos direitos civis.
No Brasil, de forma nacional, o Dia da Consciência Negra ainda não é um feriado. Portanto, somente nos locais onde o dia já possui lei sobre o tema não há expediente bancário, de servidores públicos e de empresas privadas.
Projeto quer tornar Dia da Consciência Negra como feriado nacional
O Projeto de Lei do Senado n° 482/2017, criado pelo senador Paulo Paim (PT – RS), pretende tornar o Dia da Consciência Negra como feriado nacional. O Senado já aprovou a medida e encaminhou o projeto para a Câmara dos Deputados.
No momento, o texto está parado, aguardando que seja colocado em votação pelo presidente da casa. Se tiver sinal verde dos parlamentares, só restará a sanção presidencial.
O que é o Dia da Consciência Negra?
O Dia da Consciência Negra foi criado como forma de lembrar e homenagear a cultura negra, principalmente a brasileira, com raízes de diversos povos africanos. A data vem se tornando cada vez maior e, em alguns casos, até abrangendo outras pautas como a LGBTQIA+ e os direitos das mulheres.
A data surgiu por meio de movimentos sociais, que até hoje buscam pelo fim do racismo, a inclusão sem preconceitos do negro em todas as áreas da sociedade e a valorização da história e de personalidades negras ao longo dos anos.
O dia 20 de novembro foi escolhido por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, durante a época da escravidão no Brasil.
Qual será o próximo feriado nacional em 2022
O ano de 2022 já está chegando ao fim, faltando menos de dois meses para o início de 2023. Com isso, o próximo feriado nacional no país é o Natal, no dia 25 de dezembro.
Dessa vez, a data que celebra o nascimento de Jesus não dará um dia extra de folga para a maioria dos trabalhadores, pois será um domingo. O Natal também é oficialmente o último recesso do ano. Vale lembrar que o primeiro dia de 2023 (01 de janeiro) também é feriado, mas assim, como o Natal, cai em um domingo.