IPVA terá alta em 2023; calendário de pagamentos sai em dezembro deste ano

A alta do IPVA 2023 deve acompanhar o aumento no preço de veículos novos, seminovos e usados. O valor pode ser parcelado em até cinco meses.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve passar por reajuste no próximo ano no estado de São Paulo (SP). Isso porque a alta que terá no IPVA em 2023 não está ligada às alíquotas, que serão mantidas, mas fará referência ao aumento dos preços dos carros.

continua depois da publicidade

A alteração no preço de automóveis novos, seminovos e usados no mercado é justificada pelo alto custo de matérias-primas para fabricação, falta de eletrônicos e a desvalorização da moeda nacional. A base do cálculo e o calendário de pagamento devem ser divulgados em dezembro pela Secretaria de estado da Fazenda (Sefaz-SP).

De quanto será a alta no IPVA em 2023?

A previsão para o próximo ano é de que o aumento do imposto siga o cenário de 2022, quando o aumento foi de 22,5% conforme a inflação média. Essa porcentagem foi calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A alta no IPVA 2023 deve ser publicada até o final de 2022.

Leia também

"A tabela de valores venais (feita sempre com base nos preços praticados em setembro do ano anterior à cobrança do imposto) tem publicação prevista em dezembro. Ela foi encomendada de maneira específica pela Sefaz-SP à Fipe", explicou a Secretaria em nota.

Segundo o órgão, a alíquota do tributo deve permanecer em 4% para automóveis de passeio no estado de São Paulo. Interessados em saber de quanto será a alta no IPVA 2023 podem fazer uma estimativa com base no valor venal do veículo. Os preços estão disponíveis numa tabela no site da Fipe.

continua depois da publicidade

Qual a melhor forma de pagar o IPVA 2023?

Em 2022, os condutores que pagaram o tributo em parcela única no mês de janeiro receberam desconto de 9%. Já quem fez o pagamento integral de uma vez só em algum dos meses seguintes, teve redução de apenas 5%. As condições para o próximo ano ainda não foram definidas.

No entanto, sabe-se que quitar o IPVA em apenas uma parcela gera mais benefícios aos contribuintes. Quem decide parcelar também pode contar com descontos especiais. O mais importante é que o dono do veículo analise suas finanças para definir a melhor forma de fazer o pagamento.

continua depois da publicidade

Aqueles que conseguiram se organizar em 2022 para guardar o dinheiro do imposto para 2023 devem pagar em parcela única. Dessa forma, não será necessário comprometer o orçamento dos meses seguintes. Contudo, quem não tiver a quantia necessária para isso, pode optar pelo parcelamento.

Nesse caso, o ideal é dividir no menor número de parcelas possível, sabendo que o pagamento deve acontecer em até cinco meses. O atraso pode gerar consequências como:

  • Multa de 0,33% por dia mais juros de mora;
  • Multa de 20% por dia caso o atraso seja superior a 60 dias;
  • Nome inserido na dívida ativa;
  • Apreensão do veículo.

A principal dica é verificar como a divisão do IPVA irá impactar o seu orçamento ao longo do primeiro semestre do ano.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade