Farmácia Popular tem mais 5 remédios incorporados ao programa

Novos cinco medicamentos estão disponíveis no programa Farmácia Popular. Veja quais são e como ser beneficiário.

O programa Farmácia Popular foi criado para garantir a continuidade do tratamento de doenças por meio de medicamentos gratuitos ou com descontos. Para ter acesso ao desconto ou gratuidade, o paciente precisa da receita médica, documento de identidade e comprovante de endereço. Recentemente, 5 medicamentos foram incorporados à Farmácia Popular.

Leia também

O programa Farmácia Popular, criado no ano de 2004, funciona em parceria com farmácias e drogarias da rede particular. Esse programa distribui medicamentos para o tratamento de diabete, asma e hipertensão, ou com até 90% de desconto para doenças como Parkinson e glaucoma.

Um corte no orçamento do programa para remédios gratuitos para o ano que vem estava previsto no Orçamento aprovado pelo Governo Federal. Veja como isso pode afetar a distribuição dos medicamentos.

Farmácia Popular:  novos medicamentos foram incluídos

Para que a distribuição dos medicamentos aconteça de maneia eficaz, há uma parceria entre farmácias particulares e o Governo Federal. Dessa maneira, o Governo anunciou que passará a disponibilizar cinco novos tipos de remédios à iniciativa, que já estão disponíveis para a população. Confira quais são eles:

  • Besilato de Anlodipino 5 mg;
  • Succinato de Metoprolol 25 mg;
  • Espironolactona 25 mg;
  • Furosemida 40 mg;
  • Dapagliflozina 10 mg.

Estima-se que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas por essa inclusão. Essa é a primeira inclusão de novos medicamentos no programa desde o ano de 2011. Os novos medicamentos são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabete e insuficiência cardíaca.

Apesar desses novos medicamentos sendo incluídos, foi anunciado um corte de 60% do dinheiro disponível para o programa no Orçamento de 2023.

Dessa maneira, haverá restrições ao acesso de 13 tipos de medicamentos. De acordo com informações veiculadas pelo jornal O Globo, em 1 de novembro de 2022, a equipe do próximo presidente do país já começa a trabalhar na produção de uma proposta orçamentária para o Congresso Nacional, diferente daquela apresentada anteriormente pela equipe do atual presidente.

Dentre as principais pautas que podem estar previstas no novo projeto orçamentário, estão a disponibilização de mais recursos para o combate à fome, combate à violência contra a mulher, para a merenda escolar dos estudantes do ensino público regular e, também, para o Programa Farmácia Popular.

A previsão é de que o governo que entrará no poder em 2023 suba o valor destinado ao programa em mais R$ 1,2 bilhão. Para que essas medidas sejam válidas, no entanto, será preciso colaboração do Congresso Nacional.

O que é a Farmácia Popular?

O programa Farmácia Popular é uma das principais iniciativas do Governo Federal para a distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse programa atende hoje mais de 20 milhões de brasileiros.

Atualmente, o programa tem mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas por 4.397 municípios. Entre os anos de 2018 e 2021, a quantidade de medicamentos distribuídos subiu de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Até o mês de junho de 2022, mais de 7,2 bilhões de remédios já haviam sido entregues para a população brasileira.

Atualmente, o programa Farmácia Popular oferece medicamentos de forma totalmente gratuita para quem possui doenças crônicas, como hipertensão, asma e diabete.

Leia também


você pode gostar também

Salário mínimo 2023: veja qual é a previsão atual do valor para ano que vem

Novo governo do Partido dos Trabalhadores prevê reajuste salarial acima da inflação, elevando o valor pago do salário mínimo a todos os brasileiros.

Chuvas intensas podem afetar 1,4 mil cidades nesta quarta (7), alerta INMET

Alerta começou a valer às 11h desta quarta-feira (7) e se estende até 11h de amanhã (8/12), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado; saiba como participar

As negociações do Feirão Serasa Limpa Nome estariam disponíveis até o dia 5 de dezembro, mas a data foi prorrogada por conta do sucesso do evento.

INMET alerta: 1,7 mil cidades podem ser atingidas por chuvas intensas nesta terça, 6

Alerta de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira, dia 06/12, para grande parte do país. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica.

Chuva de meteoro acontece em dezembro; veja data do fenômeno

Em poucos dias, será possível observar o pico máximo da chuva de meteoros mais importante do mês de dezembro e uma das últimas do ano.

TikTok: dancinhas podem gerar demissão por justa causa; entenda

Se você costuma fazer dancinhas no TikTok em seu ambiente de trabalho precisa ficar atento ao conteúdo que posta na rede social chinesa para não ser demitido por justa causa.