Com menos de um mês restante para o início da Copa do Mundo de Futebol do Catar, um novo álbum gratuito da Copa passou a ser distribuído para um público específico. O projeto foi confeccionado e está sendo distribuído pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação.
Neste sentido, o álbum de figurinhas dos jogadores lançado recentemente foi adaptado em braille, para atender pessoas com deficiência visual. De acordo com o diretor da Divisão de Educação do IBC, Luigi Amorim, a decisão de fazer um álbum neste formato tem relação com a última Copa do Mundo e o interesse de um de seus alunos por futebol.
O álbum em braille foi apresentado no dia 23 de setembro, durante a semana em que o instituto comemorou 168 anos de existência. O projeto passou pela vistoria da comunidade de assistência a deficientes visuais.
Junto dele, o diretor recomenda que os estudantes e demais pessoas com deficiência visual interessadas nas figurinhas e no álbum baixem o aplicativo Lookout, disponível para Android, que lê o número da figurinha e oferece todas as informações necessárias.
Deste modo, as pessoas com deficiência visual podem descobrir o nome, altura, peso e ano em que o jogador estreou na seleção.
Mais sobre o novo álbum gratuito da Copa
Inicialmente, o álbum do IBC recebeu uma tiragem de 200 livros, distribuídos internamente no instituto. Já outros 3 mil estão sendo enviados para assinantes da Revista Pontinhos, uma publicação trimestral em braille para o público infanto-juvenil, bem como da Revista Benjamin Constant (RBC). Ambas pertencem ao IBC.
Seja como for, qualquer instituição que atenda pessoas com deficiência visual pode solicitar o álbum. Da mesma forma, o arquivo está sendo disponibilizado para impressão, caso a instituição interessada tenha sua própria impressora braille. Assim, o acesso ao material torna-se ainda mais simples.
Só o Instituto Benjamin Constant possui, em sua escola, 260 alunos da pré-escola à educação profissional com matriculas regulares. Contudo, o instituto atende um número maior, de 960, incluindo a educação precoce, atletas, pessoas que perdem a visão e estão em busca de reabilitação, pós-graduados e mestrandos.
Figurinhas do álbum da Copa 2022
Com a chegada da Copa do Mundo, uma das tradições mais populares entre os brasileiros rapidamente retornou junto ao evento. O álbum é um item de grande interesse entre os amantes de futebol e colecionadores de todo o país, sendo um dos passatempos favoritos das crianças.
Neste ano, o álbum da Copa possui entre suas figurinhas alguns adesivos distintos, considerados até mesmo raros. As peças são uma das novidades desta edição, com cromos brilhantes e a denominação de “Legends“. As versões vem nas cores bordô, bronze, prata e ouro, sendo que algumas podem chegar a valer até mesmo R$ 7,6 mil.
Assim como o álbum do IBC, o oficial possui 670 figurinhas que não podem ser repetidas. Dentre elas, 80 compõem as “Legends”, sendo todas peças de 20 craques de futebol como Neymar, Messi e Mbappé.
Vale lembrar que estas figurinhas são para colecionadores, e não podem ser coladas no álbum. A chance de encontrar uma delas é de uma a cada 1.900 pacotes.