Quem terá desconto de 50% no IPVA de 2023? Veja as novas regras

Os motoristas devem ficar atentos às novas regras que definem quem terá desconto de 50% no IPVA de 2023.

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um valor que deve ser pago de forma obrigatória por todos os motoristas do país. Por outro lado, alguns estados oferecem descontos ou até mesmo a isenção total do tributo, mas para ter direito ao benefício, é preciso cumprir certos critérios. Com a liberação de novas regras, muitos desejam descobrir quem terá desconto de 50% no IPVA de 2023.

Leia também

A partir do ano que vem, o IPVA pode ficar mais barato para alguns motoristas. Neste caso, a regra se refere especialmente ao imposto dos carros elétricos e híbridos da cidade de São Paulo.

A ampliação do incentivo foi assinada por Ricardo Nunes ainda em setembro, abrindo mão de 50% do tributo que é recolhido pela capital.

De acordo com o prefeito, a medida faz parte de um conjunto de ações que busca incentivar a busca por transportes ecologicamente eficientes na cidade.

Regras do desconto de 50% no IPVA de 2023

Para ter este desconto, os motoristas só precisam ser proprietários de veículos elétricos ou hídricos, e residir na capital de São Paulo. Igualmente, um desconto de até 9% é concedido no IPVA para quem consegue pagar o tributo à vista no início do ano.

A medida também se soma a outras estabelecidas na capital, como a tentativa de beneficiar automóveis movidos a hidrogênio, por meio de um crédito de até 103 UFESP, unidade fiscal do estado que equivale a R$ 3.292,91.

Neste caso, o benefício não se restringe a veículos que possuem um valor de até R$ 150 mil. Modelos com preços acima desta margem também podem requisitar o desconto.

Isenção do IPVA 2023

É comum que, após determinado tempo de lançamento de um veículo, o IPVA deixe de ser cobrado. O período pode ser de 10, 15 e 20 anos, a depender do que define cada estado.

Motoristas que não pagam o imposto sobre o automóvel podem ter multas de 0,33% geradas por dia de atraso, correndo ainda o risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa. Por sua vez, a quitação da taxa dentro do prazo correto gera reduções de até 9%.

Em São Paulo, a cidade deixou de abrir mão de parte do recolhimento, junto dos benefícios que são oferecidos normalmente. Assim, donos de veículos podem pagar mais barato. Seja como for, a isenção e os descontos no IPVA são diferentes em outras localidades.

No Rio Grande do Norte, Roraima e Acre, por exemplo, carros fabricados a mais de 10 anos estão isentos de pagar o tributo. Deste modo, automóveis lançados até 2011 não pagam mais o imposto.

Por sua vez, outras unidades federativas isentam o pagamento para veículos com 15 anos ou mais. Este é o caso de estados como:

  • Amapá;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rondônia;
  • Sergipe;
  • Tocantins.

Em São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul ou Paraná, são exigidos 20 anos de fabricação dos automóveis. Dentre todos eles, Minas Gerais é um dos estados que não isentou o pagamento do IPVA.

Vale lembrar que estas regras apenas funcionam para o pagamento do imposto. Questões como o licenciamento e o seguro obrigatório continuam sendo cobrados normalmente para todos os motoristas.

Por outro lado, outro fator que possibilita a isenção independente do tempo de fabricação é a condição estabelecida para pessoas com deficiência (PcD).

Leia também


você pode gostar também

INMET alerta: grande risco de chuvas intensas em mais de 2,2 mil cidades

Alerta, válido até às 10h de sexta-feira (02/12), prevê grandes acumulados de chuva de 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia.

Nova CNH já está em vigor; veja como é possível emitir o documento

A nova versão da CNH está em vigor no país, mas os cidadãos precisam saber como é possível emitir o documento da habilitação dentro das novas regras.

Projeto prevê novo feriado nacional nos meses de abril; veja a data

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê a criação de um novo feriado nacional nos meses de abril.

13º salário 2022: primeira parcela deve ser paga até hoje, 30

Trabalhadores brasileiros esperam o repasse da primeira parcela da gratificação natalina, que deve aliviar o orçamento familiar.

Veja o que fazer se o 13° salário não for depositado pelo empregador

O 13º salário é uma garantia paga ao profissional que possui carteira assinada. Veja o que fazer caso o valor não seja depositado.

Não votou no 1° turno? Prazo para justificar está acabando

Justificativa para quem não votou nas eleições 2022 pode ser realizada pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. Saiba os detalhes.